Movida

Victor Fernandes   |   16/11/2017 18:44

Brasil busca captar parques temáticos internacionais

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), Marx Beltrão apresentou o Brasil como uma oportunidade de investimento para os maiores empresários do setor no mundo, durante exposição anual da Associação Internacional de Parques e Atrações Tur&i

Bruno Bernardes/MTur
Ministro Marx Beltrão  (no centro) na reunião da IAAPA
Ministro Marx Beltrão (no centro) na reunião da IAAPA
Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou da exposição anual da Associação Internacional de Parques e Atrações Turísticas (IAAPA), em Orlando (EUA), e apresentou o Brasil como uma oportunidade de investimento para os maiores empresários do setor no mundo. Entre as vantagens comparativas do Brasil, foi apontado o clima, a disponibilidade de grandes áreas para a implantação dos parques, a cultura amigável a esse tipo de entretenimento e o mercado consumidor altamente qualificado.

Na ocasião, o ministro destacou que o governo tem trabalhado na melhoria do ambiente de negócios para atrair investidores e facilitar a renovação dos parques já instalados no país. De acordo com as estatísticas oficiais do órgão máximo de turismo na Flórida, 1,47 milhão de brasileiros viajaram para o estado americano no último ano motivados principalmente pelos parques temáticos nos arredores de Orlando. O Brasil é o terceiro maior emissor de turistas para a Flórida, atrás apenas do Canadá e Reino Unido.

Atualmente, o Brasil dispõe de pouco mais de dez parques de médio e grande porte. Eles recebem cerca de 17 milhões de visitantes por ano, faturam R$ 2 bilhões e geram 30 mil empregos. “Os números são extremamente pequenos se comparados com o potencial a ser desenvolvido. Podemos muito mais. Podemos ser um polo desse tipo de atividade na América do Sul e o congresso mundial da IAAPA é a ocasião ideal para colocarmos o país na prateleira deste mercado em franca expansão”, afirmou Marx Beltrão.

Ainda há, contudo, tramitações que visam facilitar a importação de equipamentos necessários para a implementação e atualização dos parques. Um estudo realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) ainda aponta que a modernização dos marcos regulatórios em curso vai gerar um investimento de R$ 1,9 bilhão e 56 mil novos empregos nos próximos cinco anos. A projeção leva em consideração apenas a modernização e ampliação dos estabelecimentos já em funcionamento, sem contar com a possível atração de empreendimentos internacionais para o país.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, 84,2% da população brasileira são a favor de o governo conceder estímulos para a construção de novos parques de diversões. A região com o maior índice de apoio foi o Nordeste (81,1%), seguido do Sul (78,9%), Sudeste (76,7%) e Norte (67,3%).

SÓ ELOGIOS
Ministério do Turismo / Bruno Bernardes
Greg Hale, presidente da IAAPA, e Marx Beltrão, ministro do Turismo
Greg Hale, presidente da IAAPA, e Marx Beltrão, ministro do Turismo
Os esforços do Brasil na atração de investidores de parques temáticos foram reconhecidos internacionalmente. O presidente da Associação Internacional de Parques e Atrações Turísticas (IAAPA) e vice-presidente da Walt Disney Company, Greg Hale, afirmou que o País tem buscado alternativas para o crescimento do setor com o auxílio da associação e ainda elogiou o empenho.

“Conheço políticos e nunca vi no mundo um trabalho tão árduo como este da Argentina e do Brasil. Estão realmente concentrados em ajudar o setor a crescer e estamos felizes por poder ajudá-los da melhor forma que podemos”, afirmou Hale, no último dia de agenda com os representantes dos maiores parques temáticos do mundo, em Orlando.

*Colaborou Janize Colaço

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias