Janize Colaço   |   01/12/2016 11:40

Turismo brasileiro voltou a crescer e investir, aponta MTur

As empresas turísticas registraram uma recuperação no faturamento durante o terceiro trimestre de 2016 e deverão retomar os investimentos. A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 empres

Emerson Souza
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo

As empresas turísticas registraram uma recuperação no faturamento durante o terceiro trimestre de 2016 e deverão retomar os investimentos. A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 empresas, que empregam mais de 77 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no terceiro trimestre deste ano.

Segundo o estudo, 66% delas registraram crescimento no comparativo com o segundo trimestre. Entre os entrevistados, 61% afirmaram que irão investir no último trimestre do ano e 64% acreditam que o faturamento será maior que o mesmo período de 2015.

O levantamento ainda apurou o posicionamento dos responsáveis por negócios no transporte aéreo, parques e atrações turísticas, turismo receptivo, agências e operadoras de viagem, organizadoras de eventos e meios de hospedagem. Dentre os entrevistados, quem apresentou melhores perspectivas foram as companhias aéreas, em que 100% dos entrevistados afirmaram acreditar no aumento do faturamento.

Para o ministério do Turismo, os dados indicam a tendência positiva e de retomada no setor de viagens. Além disso, o ministro Marx Beltrão, ainda defendeu a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico com licenciamento diferenciado e crédito facilitado em regiões específicas do País. “Reconhecemos que o ambiente de negócios do Brasil precisa ser mais amigável ao investidor e estamos trabalhando nesta direção, pois o País precisa criar facilidades tanto para os investidores quanto para os turistas”, afirmou.

Tópicos relacionados