Raphael Silva   |   14/08/2017 10:01

Destinos internacionais superam nacionais em voos de SP

45 cidades fora do Brasil são atendidas com voos diretos contra apenas 41 do próprio País

Bruno Dantas
Em 2016, 66,6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de São Paulo em 596 mil pousos e decolagens
Em 2016, 66,6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de São Paulo em 596 mil pousos e decolagens
Principal hub de transportes do Brasil e América do Sul, a Grande São Paulo tem nos aeroportos de Guarulhos (GRU) e Congonhas (CGH) suas principais portas de entrada aos turistas. Em 2016, por exemplo, 66,6 milhões de pessoas desembarcaram na região, incluindo também o Campo de Marte, em 596 mil pousos e decolagens.

Composta por 53 aéreas em operação, a malha aérea justifica os números referentes ao ano de 2016, apresentados pelo relatório Dados e Fatos, do Observatório do Turismo. A surpresa fica por conta da quantidade de cidades internacionais atendidas com voos diretos saindo de São Paulo (45), maior que a de cidades dentro do próprio País (41).

Àqueles que não pretendem embarcar em um avião, os três terminais rodoviários também atendem a uma grande demanda de viajantes, que, ao chegar em terras paulistas, podem alugar um dos 85 mil carros disponíveis em locadoras ou desfrutar de um clássico passeio em um dos 37 mil táxis.

O transporte público é outra possibilidade, e com destaque, uma vez que as 1,3 mil linhas de ônibus transportam oito milhões de pessoas por dia. Já os conhecidos metrôs de São Paulo, distribuídos em 67 estações e cinco linhas diferentes, são opção para fugir do trânsito nos horários de pico.

LAZER X NEGÓCIOS
As duas motivações, por mais distintas que possam ser, demonstram algumas tendências parecidas. Tanto em um, como no outro, o número de pessoas que chegam à Grande São Paulo com um carro próprio supera qualquer outra modalidade. 73,9% entre os viajantes executivos, e 84,1% entre os de lazer.

Os viajantes de lazer, por sua vez, são os que mais utilizam os metrôs de SP, totalizando 20% do total.

Tópicos relacionados