Janize Colaço   |   08/09/2017 14:02

MTur fará pesquisa para traçar perfil de turista nacional

Contatos telefônicos para cadastrar interessados em participar do levantamento começam esta semana.

Pixabay
A capital pernambucana, no Nordeste brasileiro, atrai visitantes de todo o País
A capital pernambucana, no Nordeste brasileiro, atrai visitantes de todo o País

A fim de entender o perfil e as demandas dos viajantes nacionais, o Ministério do Turismo dará início a uma pesquisa com moradores de 137 municípios que auxiliará na formulação de políticas públicas para incentivar as viagens no território nacional.

A operação será dividida em duas fases: sendo a primeira, que terá início ainda nesta semana, no cadastro de pessoas interessadas em responder a pesquisa; e a seguinte, que deverá consistirá na entrevista por telefone e coleta de informações.

Marluce Balbino
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo
“Temos um enorme potencial de Turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu País. Para isso, precisamos entender o comportamento desses turistas: o que desejam, destinos preferidos e atividades mais procuradas”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) ficará responsável pela aplicação da pesquisa que, segundo as estimativas do MTur, deverá contemplar cerca de 30 mil brasileiros. O instituto deverá coletar informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses, além de identificar os interessados em participar da pesquisa de demanda doméstica a ser iniciada no primeiro trimestre de 2018.

Para o ministério, a pesquisa possibilitará uma visão mais ampla das necessidades dos viajantes, bem como as regiões e Estados preteridos, e uma estimativa de gastos. Vale destacar que o último levantamento sobre o assunto aconteceu em 2011.

Tópicos relacionados