Felipe Niemeyer   |   17/08/2009 11:51

PL do visto eletrônico deve ir a plenário em setembro

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados deu um passo adiante na proposta de flexibilização de vistos para estrangeiros.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados deu um passo adiante na proposta de flexibilização de vistos para estrangeiros. Na última quarta-feira (dia 12), foi aprovada uma mudança na lei do Estatuto do Estrangeiro que introduz a possibilidade de o estrangeiro de qualquer país obter o visto brasileiro por meio eletrônico, em um site blindado do governo. Além disso, os turistas continuam podendo requerer a documentação nas repartições diplomáticas brasileiras.

Segundo o deputado Otávio Leite, a proposta agora vai a plenário – o que deve acontecer até setembro - para aprovação e depois segue para o Senado. Na opinião de Leite, é bem provável que a mudança seja aprovada. “Há um nível de consenso grande entre todo o setor”, disse. “Com uma mobilização do trade conseguiríamos a aprovação da matéria até o fim do ano”, acrescentou.

O deputado deu exemplo do potencial do mercado norte-americano e como o Brasil seria beneficiado. “Para se ter uma idéia, 55 milhóes de norte-americanos viajam anualmente e apenas 1% vem ao Brasil. Nos EUA, só existem seis consulados. Isso tudo é um grande entrave”, explicou.

Tópicos relacionados