Artur Luiz Andrade   |   04/11/2011 12:33

ABIH espera que MTur resolva questão dos repasses

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), presidida por Enrico Fermi, aguarda que o MTur resolva a questão do retorno do repasse de verbas a entidades do programa Bem Receber Copa.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), presidida por Enrico Fermi, ao mesmo tempo em que comemora o sucesso alcançado pelos coordenadores e tutores da Escola Virtual dos Meios de Hospedagens (EVMH), que superaram a meta de 80% de participantes concluintes na segunda etapa do projeto, executado pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), também lamenta a demora na resolução da decisão que interrompeu os repasses de recursos de convênios para todas as entidades participantes do Programa Bem Receber Copa, incluindo o IBH.

Os resultados parciais dos cursos, apurados até o último dia 20 de outubro, revelam que 23 destinos já estavam nessa condição de metas alcançadas. “Na mesma data, tínhamos 11.662 concluintes nos 33 destinos. Seguramente, até o final de outubro, pelo menos 30 destinos já terão alcançado a meta de 80%. Teremos mais de 12 mil concluintes, superando mais uma vez a meta estabelecida com o Ministério do Turismo”, antecipa Enrico Fermi Torquato,.

Mesmo sem receber há mais de quatro meses (desde junho, quando estourou o escândalo de verba supostamente desviada do MTur), a entidade responsável pela execução do projeto manteve a oferta dos cursos e arcou com todas as despesas decorrentes. Essa decisão foi tomada, segundo a ABIH, porque se os cursos fossem interrompidos, “jamais conseguiríamos recuperar os alunos numa retomada posterior e a imagem do Programa seria gravemente danificada, trazendo prejuízos irreparáveis para todos os envolvidos”, explica o presidente da ABIH Nacional. Assim, todas as atividades previstas no projeto até o encerramento dos cursos serão mantidas.

Em relação às cerimônias de formatura, o IBH teve o cuidado de montar uma agenda com bastante antecedência, considerando a complexidade da logística envolvida no evento e por acreditar que até meados de outubro o Ministério do Turismo já teria liberado as parcelas restantes do convênio, o que não ocorreu e continua sem prazo definido. “Estamos envidando todos os esforços para que tenhamos um desfecho favorável o mais breve possível”, garante Enrico Fermi.

Segundo a ABIH, enquanto perdurar a indefinição do Ministério do Turismo sobre os repasses dos valores restantes do Convênio, o IBH não tem como garantir as datas das cerimônias de formaturas previamente acordadas com cada coordenação. A entidade aguarda o desfecho do impasse para definir novas datas às cerimônias de formatura.



Tópicos relacionados