Da Redação   |   20/04/2012 15:25

Diplomatas dos Estados Unidos no Rio devem triplicar

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro vai, praticamente, triplicar seu contingente de diplomatas para dar conta da demanda por vistos e outros serviços consulares no País.

DA AGÊNCIA BRASIL

O consulado geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro vai praticamente triplicar seu contingente de diplomatas para dar conta da demanda por vistos e outros serviços consulares no País.

“Há alguns anos, quando vim para o Rio, havia apenas seis vice-cônsules. No ano passado esse número aumentou para 11 e, até o fim do ano, teremos 32 oficiais permanentemente na cidade”, informou o diretor da sessão de imprensa, educação e cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio, Mark Pannell.

O número de contratados também aumentou para atender à demanda que deve crescer ainda mais com as novas medidas de solicitação de vistos anunciadas hoje (sexta-feira, dia 20), que vão baratear o processo e pretendem diminuir o tempo de espera, que hoje varia de cinco a sete dias.

“Mais de 80 novos funcionários foram contratados só para o Rio para trabalharem no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, que começa a funcionar a partir do dia 7 de maio para agilizar o processo.”

Pannel lembrou que o centro que será aberto em Belo Horizonte vai ajudar a diminuir a espera no Rio, já que a maioria dos mineiros que pretendem viajar para os Estados Unidos hoje se dirigem ao consulado fluminense para solicitar o visto. “Com esses centros de atendimento, será bem mais fácil para os solicitantes de Minas Gerais que, em alguns casos, nem precisarão viajar para o Rio.”

Em março passado, o consulado registrou um aumento de 106% no número de vistos concedidos na comparação com o mesmo mês no ano anterior. O diplomata informou que o consulado concede cerca de 2 mil vistos por dia.

Ainda segundo Pannel, os consulados e a Embaixada em Brasília que, hoje, têm no quadro 50 oficiais norte-americanos, deverão contar com mais 50 até o fim do ano. O efetivo ainda aumentará com a inauguração, até 2014, dos consulados de Belo Horizonte e Porto Alegre.

Tópicos relacionados