Biaphra Galeno   |   11/07/2012 13:13

Malha aérea é tema de reunião entre CTI-NE e Sudene

A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) promoveram ontem (dia 10), na sede da Sudene, um encontro para tratar desse e de outros temas para a região, tais como melhorar a cobertura da malha aérea.

A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) promoveram ontem (dia 10), na sede da Sudene, em Recife, um encontro para tratar da malha aérea e de outros temas para a região.

A reunião contou com a presença do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim; da presidente da CTI-NE, Danielle Novis; do secretário executivo da CTI-NE, Roberto Pereira e de secretários de Turismo e representantes dos nove Estados nordestinos. Na pauta do encontro também estiveram as tarifas aeroportuárias, qualificação da mão de obra local, estratégias para promoção de destinos nordestinos e incentivos fiscais.

Para a presidente da CTI-NE e também secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, a questão do acesso é primordial. “Não fazemos turismo sem ter acesso, seja ele terrestre ou aéreo. A CTI-NE e a Sudene entendem que esse momento é um marco por conta desse encontro de interesses entre as duas instituições que vão em busca de soluções como incentivos aeroportuários e desoneração tributária para as empresas aéreas”, reforçou.

“A mobilidade no Nordeste é muito difícil. Para ir do Piauí para o Maranhão, por exemplo, os voos passam por Salvador. Com a redução do imposto, conseguimos alavancar o turismo na Bahia em cidades como Barreiras, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Juazeiro. Encurtar as distâncias aumenta o fluxo turístico e desenvolve as cidades menores”, disse o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero.

Tópicos relacionados