Savia Reis   |   27/12/2013 09:45

Leonelli deixa hoje a Setur-BA e faz balanço da gestão

Domingos Leonelli deixa hoje o cargo de secretário de Turismo da Bahia, onde atuou no período de 2007 a 2013. Segundo o político, nos últimos sete anos, houve uma relação inédita dos investimentos em infraestrutura e novos produtos turísticos. “O fato é que saímos da equação turística mais simples,

Domingos Leonelli deixa hoje o cargo de secretário de Turismo da Bahia, onde atuou no período de 2007 a 2013. Segundo o político, nos últimos sete anos, houve uma relação inédita dos investimentos em infraestrutura e novos produtos turísticos. “O fato é que saímos da equação turística mais simples, da viagem, da hospedagem e do transporte, para a lógica do turismo como atividade econômica, adensando cadeias produtivas, criando produtos turísticos ligados à produção industrial e artesanal, qualificando mão de obra local, substituindo importações, desconcentrando a atividade e, finalmente, estabelecendo um marco legal e institucional para o turismo com a Lei Estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa”, disse.

Leonelli também enfatizou a interiorização do turismo como uma importante marca, com a conquista de novos voos regionais para destinos como Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Paulo Afonso, Barreiras e Valença, bem como a expansão do segmento de Turismo Rural. “Saímos, por exemplo, de 12 para 93 empreendimentos rurais”, explica.

“Também criamos ou apoiamos a formação de produtos turísticos novos no interior como o Vapor do Vinho, em Juazeiro e Casa Nova, e a Rota do Chocolate, em Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Una. O São João da Bahia transformou-se em um novo produto turístico e foi fortalecido em mais de 100 municípios”, completa.

Desembarques e investimentos
Durante os seis anos que Leonelli esteve a frente da Secretaria, o Estado alcançou nos três principais aeroportos (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus) a soma de 25 milhões de desembarques, frente aos 11 milhões registrados no período 2001-2006; atraiu US$ 5,7 bilhões em investimentos privados e registrou investimentos em infraestrutura da ordem de R$ 260 milhões.
No período, R$ 263 milhões foram investidos em diversas obras e outros R$ 17 milhões em capacitação profissional.

Produtos
Leonelli citou ainda novos produtos, segmentos e serviços. “Tivemos um grande número de ações, como a criação do Espicha Verão, Salão Baiano de Turismo, GP Bahia de Stock Car, Enoturismo, Festival da Independência (Dois de Julho), o São João como Produto Turístico, além do Disque Bahia Turismo e dos aplicativos Guia Bahia Turismo, São João da Bahia e Reclame Turismo. “Um outro compromisso, o de redescobrir a Baía de Todos-os-Santos está sendo rigorosamente cumprido, com ações promocionais, de qualificação profissional e sinalização turística. O Plano de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos, já aprovado pelo BID, que entrará com 60% dos R$ 200 milhões que serão aplicados na implantação de bases náuticas, resgate de patrimônio histórico, qualificação profissional, gestão ambiental e fortalecimento institucional dos municípios, também está bem encaminhado”, conclui.

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