Rafael Carreira   |   05/11/2014 16:00

Turismo de Foz denuncia descaso com Parque Nacional

Um manifesto assinado por representantes das entidades de turismo de Foz do Iguaçu (PR) foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff e autoridades do governo federal, questionando o descaso do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em relação

Um manifesto assinado por representantes das entidades de turismo de Foz do Iguaçu (PR) foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff e autoridades do governo federal, questionando o descaso do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em relação às políticas de desenvolvimento do turismo no Parque Nacional do Iguaçu.

No documento, as entidades reclamam do atraso na revisão do Plano de Manejo e na regulamentação do transporte de visitantes no parque, da descontinuidade da concessão de alguns serviços, como o Cânion Iguaçu e o sobrevoo de helicóptero sobre as Cataratas, além da falta de recursos para revitalização da Trilha das Cataratas. O temor das lideranças locais é que, com o descaso informado, haja retrocesso na concessão dos serviços, gerando desemprego e prejuízos no setor.

O Ministério do Turismo já sinalizou apoio ao manifesto e uma reunião com o ministro Vinicius Lages deve ser agendada em breve. “Este apoio é fundamental, pois agora temos m advogado forte em Brasília”, comemorou o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento. O documento é assinado pela Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outras entidades representativas do setor.

Além das denúncias de descaso, o manifesto traz algumas questões em relação ao tema. São elas:

- A política de concessão de áreas e serviços voltados ao turismo no Parque Nacional do Iguaçu será retomada?

- Será realizada nova licitação para concessão das atividades de ecoaventura?

- Haverá nova licitação para concessão do serviço de voos panorâmicos nas Cataratas?

- Serão regulamentadas as normas para ordenamento da visitação e circulação de veículos no Parque?

- Quando será iniciado o processo de revisão do Plano de Manejo do Parque?

- Quando o Hotel das Cataratas terá uma resposta do SPU sobre o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro?

- Será permitida uma nova edição da Meia Maratona das Cataratas, em 2015?

Tópicos relacionados