Diego Verticchio   |   03/12/2014 10:56

Embratur irá focar promoção na América do Sul em 2015

Mais do que turistas, a Copa do Mundo trouxe para o Brasil uma nova percepção na promoção do destino. Com base em pesquisas feitas durante e pós o torneio, a Embratur replanejou seu foco de atuação para 2015 e irá dar mais atenção à América do Sul

Mais do que turistas, a Copa do Mundo trouxe para o Brasil uma nova percepção na promoção do destino. Com base em pesquisas feitas durante e pós o torneio, a Embratur replanejou seu foco de atuação para 2015 e irá dar mais atenção à América do Sul.

A mudança de estratégia se deu com base no resultado das pesquisas e principalmente no grande fluxo de turistas provenientes do continente americano, com foco maior na América do Sul. “A pesquisa nos indicou este novo rumo. A quantidade de turistas sul-americanos foi muito grande. Eles invadiram no bom sentido o Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto (foto), garantindo que tradicionais mercados, como Estados Unidos, continuarão tendo uma promoção intensificada.

Com essa nova “repaginação”, a Embratur retoma em 2015 com o programa Goal to Brasil, tendo como viés os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. A ação também terá um foco maior na América do Sul.

“Vamos adotar um modelo parecido com o europeu de investir mais fortemente nos destinos vizinhos. É claro que a geografia europeia favorece muito mais do que a nossa, mas temos reparado que a cada ano mais turistas sul-americanos vêm ao Brasil e queremos que esse número cresça ainda mais”, disse Vicente Neto.
Para ajudar na promoção, a Embratur irá reforçar os Comitês Visit Brasil, um grupo articulado entre o próprio instituto e embaixadas brasileiras. O modelo adotado no Peru, que funciona em parceria com o trade local, tem gerado bons resultados e deve servir de molde para este reforço.

Balanço 2014
Os números finais de quantos turistas o Brasil recebeu em 2014 só serão conhecidos em 2015, mas é bem provável que o Brasil passe novamente a barreira dos 6 milhões de visitantes estrangeiros e bata um novo recorde. Mais importante do que a quantidade de turistas, no entanto, é a entrada de divisas e a expectativa da Embratur é que o Brasil tenha mais de US$ 6,7 bilhões de divisas registrado em 2014.

“A entrada de divisas internacionais com turistas estrangeiros é maior do que a entrada de divisas com a indústria automobilística. E não poluímos o meio ambiente”, concluiu Vicente Neto. Atualmente, a indústria do turismo emprego oito milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do MTur.

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