Hugo Okada   |   15/10/2015 11:41

Extinto, Ministério da Pesca é alvo de investigação da PF

A Polícia Federal prendeu nesta manhã, o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes.

A Polícia Federal prendeu nesta manhã o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes. A ação integra a Operação Enredados, iniciada hoje com objetivo de desarticular uma quadrilha que comercializava permissões ilegais para pesca industrial.

Foram emitidos 61 mandados de busca e apreensão, 19 de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Norte. De acordo com a investigação, a quadrilha cobrava cerca de R$ 100 mil pela permissão para a pesca industrial, documento exigido para a prática de pesca de grande porte.

A investigação também apurou que parte das embarcações que possuíam a licença, não cumpriam com os requisitos para receber o documento, enquanto proprietários de barcos aptos eram pressionados a pagar a propina por meio de obstáculos e dificuldades impostas pela quadrilha.

O prédio do extinto Ministério da Pesca também foi alvo de busca e apreensão.

Tópicos relacionados