Henrique Santiago   |   27/11/2015 18:01

Deputado quer liberar visto para mais países; entenda

Com a medida, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão terão a entrada liberada no país em um período de três meses de janeiro a setembro de 2016. Mas este é o apenas o início de uma série de mudanças a serem propostas para a vinda de turistas internacionais.

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei 149/15 que prevê a isenção de visto para o Rio 2016 a países de tradição olímpica e que não oferecem riscos à segurança nacional. Com a medida, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão terão a entrada liberada no País em um período de três meses de janeiro a setembro de 2016. Mas este é o apenas o início de uma série de mudanças a serem propostas para a vinda de turistas internacionais.

Com cerca de 6,5 milhões de estrangeiros registrados em 2014, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, confia no potencial brasileiro para crescer mais. Por isso, o político disse ao Portal PANROTAS que levará à Câmara dos Deputados a pauta de ampliação de tempo e abertura da liberação de visto de entrada para mais países.

Para ele, a abertura para a Olimpíada é só o começo. “Nós desburocratizamos este processo. Mas eu acredito que podemos fazer mais. Eu quero que a proposta vá além dos três meses e seja permanente para estes e mais países”, destacou o parlamentar.

Com o sancionamento, classificado por Passos como “sinal de cavalheirismo”, o deputado espera que os Estados Unidos adotem a mesma medida e libere o visto para o Brasil. “Na crise norte-americana de 2008, eles abriram o país para o mundo. E o nosso turista aproveitou com viagens para a Flórida e investiu em compras e imóveis. Agora, o momento é inverso”, encerrou ele.

Tópicos relacionados