Renato Machado   |   20/07/2016 14:44

Alckmin: crime preocupa mais que terrorismo na Rio 2016

Na manhã desta quarta-feira, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o Lide, grupo de líderes empresariais, realizou o 6º fórum nacional do esporte. Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de importantes figuras do cenário espo

Jhonatan Soares
Governador Geraldo Alckmin durante fala no 6º Fórum Nacional do Esporte
Na manhã desta quarta-feira, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, o Lide, grupo de líderes empresariais, realizou o 6º Fórum Nacional do Esporte. Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de importantes figuras do cenário esportivo nacional, o evento promoveu o debate sobre o legado olímpico, além de abordar temas como a segurança durante os jogos.

A presença de Alckmin no evento ofuscou a sentida ausência do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que era aguardado para realizar um painel sobre conquistas e desafios na realização dos jogos olímpicos.

A aproximação das Olimpíadas e a preocupação com a segurança durante o período foram comentadas por Alckmin em conversa com jornalistas. O governador afirmou que irá ceder cerca de mil policiais para compor as forças de segurança no Rio de Janeiro durante os Jogos. Além disso, em São Paulo, planos de contingência serão postos em prática para receber os mais de 20 países que se hospedarão na capital paulista, além do aparato policial para competições a serem realizadas na cidade - partidas de futebol feminino e masculino na Arena Corinthians, em Itaquera.

"Os jogos não serão em São Paulo, eles serão no Rio de Janeiro”, afirmou o governador após diversas perguntas sobre o risco de ações terroristas. A onda de atentados ao redor do mundo nos últimos meses tem criado uma preocupação latente com o terrorismo. Alckmin, no entanto, compartilha da opinião do atual ministro da Justiça (e ex-secretário de Segurança Pública do seu governo), Alexandre de Morais, que afirmou na terça-feira (19) ao jornal Folha de S. Paulo que "a criminalidade preocupa mais que o terrorismo". “O foco tem que estar, além da questão externa, também na questão interna”, completou.

"O Brasil é um País de paz, um País multirracial, um País onde todos aqui convivem, diferentes religiões, o País da diversidade", disse Geraldo Alckmin para rechaçar perigos de atentados terroristas. “Nós temos a maior força policial do Brasil, a mais treinada, mais equipada. Recebemos grandes eventos em São Paulo todo dia, permanentemente. As medidas que podem ser tomadas, estão sendo tomadas”, finalizou.

Tópicos relacionados