Movida

Diego Verticchio   |   21/07/2016 16:41

MTur: Brasil tem 2,1 mil cidades com potencial turístico

Quinto maior país do mundo territorialmente, o Brasil conta hoje com 2.175 municípios com potencial turístico. Os números fazem parte da mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que analisa e identifica as cidades

Quinto maior país do mundo territorialmente, o Brasil conta hoje com 2.175 municípios com potencial turístico. Os números fazem parte da mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que analisa e identifica as cidades que têm potencial para o turismo. Esses munícipios estão espalhados por 291 regiões turísticas.

Criado em 2004, o mapa chega a sua quinta versão e tem como objetivo principal servir de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. O número de cidades com potencial turístico diminuiu entre as edições de 2013 e de 2016. Na última atualização foram mapeados 3.345 municípios em 303 regiões turísticas em todo o país. Já na versão atual, são 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.



A nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro foi apresentada oficialmente ontem (20/7) aos secretário do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), durante reunião em Brasília. A reunião contou com a presença do ministro interino do Turismo Interino, Alberto Alves.

A reunião serviu também para apresentar informações atuais do Projeto Rio Media Center e Casa Brasil. “Nosso projeto de promoção, com a idealização e realização da Casa Brasil já é realidade e estamos fazendo os ajustes finais para o lançamento no dia 4 de agosto. E nesse espaço, os Estados serão nossa atração principal”, informou Alberto Alves.

Ainda no período da tarde, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) apresentou informações sobre o evento “Expo Internacional de Turismo”, que acontecerá em setembro.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias