Da Redação   |   17/10/2016 15:47

Câmara pode votar nova Lei de Repatriação esta semana

No comando da Câmara nesta semana, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), tem o desafio de tentar retomar o debate e votação do Projeto de Lei (PL) 2.617/15, que altera a Lei de Repatriação. Na semana passada, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ)


Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados, pode colocar a Lei de Repatriação na pauta desta semana
Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados, pode colocar a Lei de Repatriação na pauta desta semana

No comando da Câmara nesta semana, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), tem o desafio de tentar retomar o debate e votação do Projeto de Lei (PL) 2.617/15, que altera a Lei de Repatriação. Na semana passada, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) deu o assunto como encerrado depois que, mesmo após um acordo de governadores sobre o ponto que trata da distribuição da arrecadação, partidos de oposição obstruíram a votação.

Maia disse que não “se desgastaria” mais com o assunto, mas deixou aberta a possibilidade de o presidente em exercício retomar o tema a partir de um novo acordo, que ainda não foi costurado apesar do esforço de alguns partidos da base aliada. Apesar disso, Maranhão aposta que o projeto de lei voltará à pauta.

A matéria é defendida pelo governo como forma de ampliar a adesão de contribuintes que têm dinheiro no Exterior não declarado e querem regularizar sua situação. Estados e municípios também têm interesse no assunto já que querem aumentar a parcela de dinheiro a arrecadar com o pagamento de impostos e multas.

Pela lei atual, para regularizar os recursos e obter anistia penal e tributária o contribuinte tem que, em troca, pagar 15% de multa e 15% de Imposto de Renda (IR) sobre o valor.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados