Movida

Artur Luiz Andrade   |   28/12/2016 15:18

ABIH-RJ quer Turismo como prioridade no novo governo

ARTIGO DO PRESIDENTE DA ABIH-RJ E DO RIO CVB, ALFREDO LOPES, que analisa 2016, os desafios da hotelaria e as perspectivas para 2017 com um novo prefeito no Rio de Janeiro


Divulgação/Rio CVB

ARTIGO DO PRESIDENTE DA ABIH-RJ E DO RIO CVB, ALFREDO LOPES

"QUE VENHA 2017

2016 nos trouxe a oportunidade de sediar o maior evento do calendário mundial e mostramos ao mundo nossa capacidade de bem receber, nossa estrutura e as belezas de nossa natureza e nosso povo. Não podemos deixar de agradecer ao prefeito Eduardo Paes e ao nosso secretário Antonio Pedro pelo empenho e dedicação com que atuaram na condução de todas as etapas que viabilizaram a bem-sucedida Olimpíadas 2016.

Agora, o que permanece é um importante legado e uma enorme responsabilidade de fazer valer todo investimento realizado. Manter o crescimento do turismo e da hotelaria em um momento de extrema crise política e econômica é um desafio ainda maior.

Olhando para frente, temos consciência de que, para colher os frutos que toda essa exposição mundial, é essencial ir aos mercados emissores e negociar, oferecer diferenciais, captar eventos e grupos. Precisamos nos vender!

Em um mundo globalizado, disputamos a atenção com os mercados emergentes, como a Ásia, a África e os vizinhos sul-americanos que vêm mostrando um grande fôlego de investimentos para promover seus destinos turísticos.

A gestão municipal renovada nos traz esperanças de que possamos colocar o Turismo na prioridade da pauta do Governo. A iniciativa privada vem fazendo a sua parte. Contamos com a Prefeitura para a consolidação de um calendário de eventos que atraia visitantes brasileiros e estrangeiros ao logo de todo o ano; a viabilização de um centro de convenções na Zona Sul; campanhas promocionais planejadas e dirigidas aos mercados com maior potencial de retorno; condições igualitárias para enfrentarmos os novos entrantes do turismo, como o Airbnb; investimentos em segurança e ordem pública.

Nossa cidade está pronta, renovada, cheia de novidades. Como qualquer grande capital, o reforço no calendário de eventos é uma das principais estratégias para viabilizar o novo parque hoteleiro. É hora de consolidar o Rio de Janeiro como a capital mais bem preparada da América do Sul para receber diversos negócios e sediar eventos de diferentes portes e perfis. Só assim, enfim, poderemos comemorar o tão falado legado de forma equilibrada e sustentável.

Junto ao Governo Federal continuamos lutando pela flexibilização dos vistos e estratégias promocionais de longo prazo no mercado internacional para fortalecer o fluxo de turistas estrangeiros. Nosso desempenho chega a ser vergonhoso quando comparado até mesmo com vizinhos sul-americanos. Batalhamos há mais de uma década para diminuir as amarras desse processo e esperamos que o modelo adotado nas Olimpíadas sirva para a desburocratização permanente desse processo. Temos pleiteado providências urgentes junto ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, e contamos com sua opinião favorável a esta medida.

Outra luta importante para o crescimento do Turismo é a liberação dos jogos, proibidos no Brasil desde 1946, e que significam um enorme incentivo na captação de turistas, como vemos em Mônaco, Las Vegas e Aruba, por exemplo. Precisamos manter o otimismo, mas o fato é que não é hora de descansar.

Então, o que podemos desejar é energia redobrada para encarar 2017. Deixo aqui nossa homenagem a todos os empresários e colaboradores da indústria hoteleira, agentes de viagens, organizadores de congressos, serviços auxiliares, às nossas diretorias e conselhos, às equipes operacionais da ABIH-RJ e do Rio Convention, aos parceiros e fornecedores, pelo incansável trabalho desempenhado neste ano.

Que venha 2017!"

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias