Movida

Henrique Santiago   |   03/01/2017 17:24

Secretaria de Turismo é extinta em Porto Alegre; confira

Após a posse de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) como prefeito de Porto Alegre em 1º de janeiro, a Câmara Municipal da cidade aprovou ontem (2) a reforma administrativa que prevê a extinção a extinção da secretaria de Turismo (SMTUR) e mais 1

Emerson Souza
Luiz Fernando Moraes, da SMTUR, durante o Festuris em 2016
Luiz Fernando Moraes, da SMTUR, durante o Festuris em 2016
Após a posse de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) como prefeito de Porto Alegre em 1º de janeiro, a Câmara Municipal da cidade aprovou na noite de ontem (2) a reforma administrativa que prevê a extinção a extinção da secretaria de Turismo (SMTUR) e mais 15 pastas e a criação de nove secretarias. A medida ainda depende da sanção do prefeito, mas como se trata de um projeto apoiado por ele, as mudanças são dadas como certas.

Em conversa com o Portal PANROTAS, a assessoria da SMTUR confirmou que o órgão será integrado à recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que ficará a encargo de Ricardo Gomes (PP). A pasta de Produção, Indústria e Comércio também deverá ser agregada, com a possibilidade de outras serem adicionadas.

A secretaria de Turismo de Porto Alegre era comandada desde 2007 por Luiz Fernando Schreiner Moraes. Seu secretário adjunto era José Olmiro Oliveira Peres.

A aprovação do Projeto de Lei Complementar do Executivo 012/16 trouxe protestos por parte da população gaúcha. O texto recebeu 27 votos favoráveis e oito contrários à mudança.

À parte do corpo do projeto de reforma administrativa, a câmara ainda avaliou 14 emendas remanescentes da sessão plenária do dia 22 de dezembro, quando a proposta começou a ser votada, ainda na gestão de José Fortunati (PDT).

O projeto final deve ser sancionado por Marchezan em até 15 dias a partir da aprovação nessa segunda-feira.

A reportagem tentou contato com a Abav-RS para comentar o caso, mas não recebeu respostas até a publicação desta matéria.

O projeto também propõe a extinção de outras secretarias, como a de Direitos Humanos e a de Trabalho e Emprego.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias