Renato Machado   |   31/03/2017 14:26

Efeito Trump? Mexicanos viajam mais para o Canadá

Muito ainda se discute sobre os reflexos que as ações da administração Trump terão no Turismo dos Estados Unidos. Os mexicanos, citados com frequência (e negativamente) nas falas do novo presidente norte-americano, devem diminuir o anseio por visitas à

Renato Machado
As Cataratas do Niagara dividem o Canadá dos Estados Unidos
As Cataratas do Niagara dividem o Canadá dos Estados Unidos

Muito ainda se discute sobre os reflexos que as ações da administração Trump terão no Turismo dos Estados Unidos. Os mexicanos, citados com frequência (e negativamente) nas falas do novo presidente norte-americano, devem diminuir o anseio por visitas à terra do "Tio Sam" – e acabar migrando para destinos no Canadá. Estas são previsões feitas pela Forward Keys, empresa de análise de mercado especializada no Turismo.

Apesar de parecer óbvia, essa queda não estaria relacionada diretamente a Trump. A Forward Keys acredita que o dinheiro fala mais alto e esse sim seria o motivo do menor interesse mexicano. O dólar canadense é, em média, 30% mais barato que o dólar americano, fazendo com que o poder de compra do mexicano fosse maior. Para os analistas, uma razão mais consistente para explicar a tendência.

As reservas on-line de mexicanos para cidades canadenses subiram, mas não necessariamente em reflexo a ações do Trump. De março até as eleições norte-americanas (em novembro), o crescimento médio de visitas ao Canadá foi de 16%. Mas foi após a liberação do visto de entrada para mexicanos que as buscas pelo Canadá subiram: 82% no comparativo com 2016.

“Atribuir a queda de visitantes mexicanos aos Estados Unidos por conta do discurso de Donald Trump não está provado. Preocupações cambiais são muito mais plausíveis, combinadas com o relaxamento das restrições de entrada no Canadá”, conclui o CEO da Forward Keys, Olivier Jager.

Tópicos relacionados