Renato Machado   |   08/12/2017 18:17

CNC quer que debates de 2017 fomentem políticas públicas

Ao longo de 2017, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur-CNC) promoveu uma série de debates abordando temas atuais da indústria de viagens no Brasil e no mundo. Após o ano cheio de programações, a entidade quer agora agrupar o que foi deba

Divulgação/CNC
Alexandre Sampaio, presidente do Cetur-CNC
Alexandre Sampaio, presidente do Cetur-CNC
Ao longo de 2017, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur-CNC) promoveu uma série de debates abordando temas atuais da indústria de viagens no Brasil e no mundo. Após o ano cheio de programações, a entidade quer agora agrupar o que foi debatido em um documento com intuito de ser entregue a esferas governamentais.

O presidente do Cetur-CNC, Alexandre Sampaio, planeja abrir o diálogo com legisladores para apresentar as sugestões e propostas para o Turismo colhidas na série Turismo: Cenários em Debate. “Queremos transformar essas conclusões em propostas de políticas públicas para entregar ao Legislativo, Executivo e lideranças do trade turístico nacional”, explica. “Até porque o turismo está cada vez mais organizado e precisa apresentar suas bandeiras aos candidatos, em 2018.”

Divulgação/CNC
Maureen Flores (Cetur-CNC) e Jeanine Pires (Pires & Associados) durante o último encontro do Cenários em Debate
Maureen Flores (Cetur-CNC) e Jeanine Pires (Pires & Associados) durante o último encontro do Cenários em Debate
O diálogo defendido por Sampaio não se restringe ao governo. Atores do “novo Turismo”, como representantes da economia compartilhada, também foram esperados nos debates. No entanto, o dirigente afirma que, mesmo após convites, as plataformas de serviços turísticos não aceitaram participar das trocas. “Não vemos disposição para o diálogo, inúmeras tentativas foram feitas. Sendo assim, estamos trabalhando para buscar condições de equilíbrio no mercado, e isso depende da gente”, afirma.

Conselheira do Cetur-CNC e mediadora em muitos dos debates ao longo do ano, Maureen Flores defende que é necessária uma atualização do setor turístico. “Nós realmente temos que nos adaptar, isso não vem sem sofrimento, mas é o caminho e requer uma visão disruptiva que abra espaço para a criatividade e a inovação”, defende, para concluir dizendo que “é preciso fazer um estudo brasileiro com o olhar das desigualdades, pois os impactos não acontecem por igual no território brasileiro”.

Confira abaixo o vídeo com o resumo do ano de Turismo: Cenários em Debate:

Tópicos relacionados