Claudio Schapochnik   |   24/02/2011 18:01

Apesar do corte no orçamento, MTur assegura Salão

O ministro do Turismo, Pedro Novais, assegurou que, apesar dos cortes que o governo federal fez no orçamento da União, o Ministério do Turismo (MTur) vai realizar, sim, o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil no mês de junho, em São Paulo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, assegurou que, apesar dos cortes que o governo federal fez no orçamento da União, o Ministério do Turismo (MTur) vai realizar, sim, o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil no mês de junho, em São Paulo.

“Vamos realizá-lo e incorporara algumas novidades”, disse Novais, durante a primeira reunião de 2011 do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur).

O encontro terminou agora há pouco no Expo Center Norte, na capital paulista, local onde ocorre o Workshop CVC.

Segundo a secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Isabel Marques, a data do salão será definida, mas ela acredita que possa ser de 13 a 17 de junho.

O ministro Novais disse aos secretários liderados pela presidente do Fornatur, Nilde Brun, que o MTur que “vai continuar a incrementar com mais recursos o Prodetur e que irá continuar com o Programa Bem Receber Copa”, entre outros pontos.

Na reunião do Fornatur, segundo Nilde, houve uma renovação de dois terços dos integrantes do fórum. E para explicar o funcionamento da entidade, ela fez uma apresentação de como funciona e sobre os projetos realizados e em andamento. Assim como fizeram o presidente da Embratur, Mário Moysés, e os secretários do MTur, Frederico Costa (executivo) e Isabel Marques (Políticas de Turismo).

SUGESTÕES DOS SECRETÁRIOS
Os secretários estaduais de Turismo sugeriram algumas propostas em comum, como foi o caso de Domingos Leonelli (BA) e Oreni Braga (AM). Eles pediram que a conta satélite no setor seja implementada no País. “Só assim saberemos de fato o que o turismo gera na economia nacional”, disse Leonelli.

A próxima reunião do Fornatur será realizada em Campos do Jordão (SP), no dia 14 de abril. O convite foi feito pela Aviesp, que fará na cidade mais uma edição da feira Aviestur, e aceito pelos secretários.