Plantão de Notícias
» Política
Publicada em 2/3/2010 10:21:00

Co-autor da D.U., João Martins se manifesta

Na assinatura do acordo, em 2007, Wagner Ferreira, Antonio Azevedo e João Martins
Na assinatura do acordo, em 2007, Wagner Ferreira, Antonio Azevedo e João Martins
Past president da Abav Nacional e uma das assinaturas do acordo da entidade para a criação da D.U. com a Tam (a outra é de José Wagner Ferreira, então vice-presidente comercial da aérea), o agente de viagens João Martins, dono da Caravelas Turismo, de São Luís, no Maranhão, resolveu "romper o silêncio" e comentar o atual debate para a renegociação da D.U. com as companhias aéreas. Segundo ele, a Abav sabia que essa renegociação seria necessária. Ele também dá a entender que houve pressões e que esse foi o melhor acordo possível na época. Mas ainda há muito mais a ser dito, diz ele, jogando lenha na fogueira. Confira abaixo sua carta, enviada ao PANROTAS e também aos principaís líderes da Abav, além de Tam e Gol.

"Estimado presidente (Carlos Alberto Amorim Ferreira),

Temos lido inúmeras aberrações contra e a favor da D.U. Algumas pronunciadas por pessoas e entidades que não conhecem ou nunca quiseram conhecer – se omitiram – desde o primeiro momento – nas razões que levaram a Abav em aceitar a D.U. Outros (as) sabem desde o começo as razões, as negociações e os perigos que estávamos passando e que levaram a Abav, por processos altamente democráticos em assinar o acordo com a Tam em outubro de 2007, e V. Sª., presidente, foi um dos artífices do mesmo.

Estivemos em silêncio lendo este conjunto de baboseiras e ficamos felizes quando no Jornal PANROTAS – de 16 a 22/fev – foi publicado seu artigo “D.U. ou comissão zero. O que é melhor?”. Este seu artigo começa a colocar as coisas no prumo, mas sabe o amigo que muito ainda temos a relatar àqueles que hoje procuram ser os salvadores da Pátria – os Messias – mas nos momentos difíceis que passamos se acovardaram ou procuraram as adesões fáceis e que levariam vantagens pessoais em detrimento da coletividade.

A Abav desde o início da negociação tinha e tem plena visão de que seria necessário renegociar aplicação da D.U. na internet posteriormente, como está sendo agora realizado. Aliás, seria interessante enfatizar que não vemos ninguém reclamando que em face desse acordo voltaram a receber 10% de comissão nas tarifas governamentais (é hilariante).

Parabéns pelo seu artigo e retorno ao meu silêncio – sempre na esperança de que a Abav não perca o momento de sua história.

Abraços afetuosos,
João Pereira Martins Neto
Past president - Abav e diretor da Caravelas Turismo"
Artur Luiz Andrade
comentários
Jefer Sandri Rodrigues
Focus Viagens e Turismo
enviado:
4/3/2010 11:32:13
Tem que dar os parabéns para a TAM, pois conseguiu que tirassem os processos contra ela e ainda implantou a DU que só favoreceu a própria TAM e esta acabando com as agências aos poucos. Por isso acho que esse acordo é ilegal desde o começo, pois chantagem é crime. Por isso teve algo estranho no ar. Sabemos que por lei a cia aérea é obrigada a comissionar por vendas as agencias e isto esta na Lei. Mas nossa esperança é voltar tudo como era antes ou igualar os preços em todos os canais de venda, principalmente nos sites das cias aéreas.
MARCELO JONES GUIMARAES
PALMITUR TURISMO E VIAGENS LTDA
enviado:
4/3/2010 04:06:50
O NOSSO PAST PRESIDENTE, DEU UMA DE JÂNIO QUADROS: "FI-LÔ POR QUE QUI-LÔ" NA OCASIÃO DA ASSINATURA DA D.U.COM A TAM E AGORA DEU UMA DE CHANCHELER ALEMÃO POR OCASIÃO DA ASSINATURA DO TRATADO DE PAZ, EM 1919 NO PALÁCIO DE VERSAILHES, QUANDO DISSE: "NÃO NOS RENDEMOS E SIM SOLICITAMOS UM ARMISTÍCIO, POR QUE NOS CASTIGAM COM ESTE TRATADO INFÂME?" E DEU NO QUE DEU! NA NOSSA REALIDADE O CAMINHO É O MESMO, AS AÉREAS SE UNIRAM CONTRA NÓS: ENCERREM OS PROCESSOS QUE VOCES VÃO GANHAR DAQUI A DÉCADAS E LHE DAREMOS A "D.U.", MENOS NA INTERNET - ESTE É O NOSSO FUTURO CANAL DE VENDAS, QUANDO VOCES FALIREM, JÁ ESTAREMOS CONSOLIDADOS. É O NOSSO FUTURO POR ISSO TEMOS DE USAR DE TODAS AS ARMAS PARA EVITARMOS O NOSSO FIM.
Alexandre Adm
Week-End Turismo Ltda
enviado:
2/3/2010 19:18:46
João Martisn "?Por qué no te callas?"
JEFERSON DEBORTOLI
PÉ NA ESTRADA AGÊNCIA DE VIAGENS
enviado:
2/3/2010 17:10:30
Concordo com o Sr.Mauro....este senhor João, para reaparecer desta forma ....tinha que ficar no silêncio MESMO...
LUIZ FERNANDO MURY MEDEIROS
MURY TOURS
enviado:
2/3/2010 15:23:53
Qdo. mais jovem,aprendi com meu pai sábias palavras:"Se falar é prata,o calar-se é ouro".Antes,em seu silêncio, até podia encontrar honra e alguma sabedoria.Sei bem as pressões que apertavam a ABAV,como tbm,uma boa noção dos custos em realizar uma Mega-Feira. Talvez um pouco de humildade com um evento menor,sem deixar a impressão de fomos vendidos e rendidos,como parte do acordo. Noto tbm,que não se referem mais à TAXA;apenas à D.U. Perceberam que o ato idealizado é ilegal,pois nenhuma das duas,ABAV e TAM,ou qq outra empresa aérea têm legitimidade de criar taxa alguma para o público? A ABAV não é a responsável isolada,mas a ANAC,ainda no tempo do Sr.Zuanazzi,como ainda hoje continua OMISSA em assunto de sua responsabilidade. A dúvida é: Omissão por conivência,conveniência,ou ignorância?
Josevaldo Anizio Silva
Arco-Iris Turismo
enviado:
2/3/2010 11:51:31
Grande Secretário João Martins. Meus cumprimentos. è melhor dizer a verdade do que manter o silêncio. Volto a repetir, tínhamos ações no Judiciário que impedia tal acordo suicida. Por pressão e fraqueza, ameaçaram desfiliar as Abavs que não retirassem as ações. Tá ai o resultado.Você é um privilegiado, não depende da agência para sobreviver. Insisto, não sou contra a D.U, mas tem de ter o mesmo preço na Internet para os clientes que quiserem comprar no site das empresas. Esta informação não constava no acordo, voce foi traído ou passado para trás pelos executivos das empresas aéreas.
Joao Santos
enviado:
2/3/2010 11:18:33
Depois que foi feito o estrago que foi feito a todos os Agentes fica facil voltar e dizer "que rompe o silencio". Não vejo ninguem como Messias, e sim um grupo de Agentes que estão vendo seus negócios irem por agua abaixo por conta de um acordo ao qual não ajudou em nada aos Agentes, o que vejo são todos se mobilizando para tentar reverter a situação desse acordo.
Mauro Schwartzmann
Costa Brava Turismo Ltda.
enviado:
2/3/2010 11:12:02
João, para reaparecer dessa forma, o melhor que tem a fazer é manter o silêncio mesmo!

Se você quer denunciar algum comentário, clique aqui


 

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Anuncie/Mídia Kit | Assinatura | Cadastro para Assinantes | Empresa | Fale Conosco

© 2012 PANROTAS EDITORA - Todos os direitos reservados
www.panrotas.com.br