Renê Castro   |   26/08/2015 10:45

Governo anunciará reforma administrativa em setembro

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, confirmou que pretende apresentar detalhes da reforma administrativa do governo federal no fim de setembro.

DA AGÊNCIA SENADO

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, confirmou que pretende apresentar detalhes da reforma administrativa do governo federal no fim de setembro. Ele esteve reunido no início da tarde desta terça-feira (25) com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Conforme anunciado na segunda-feira (24) pela presidente Dilma Rousseff, o governo vai extinguir dez ministérios e mil cargos comissionados, entre outras previdências para corte de gastos.

A reforma tem cinco eixos. O que gera mais ganho para o governo é o aperfeiçoamento da gestão do patrimônio da União, como venda de imóveis que não são prioritários. A redução de ministérios também gera economias. Ao combinar dois ministérios, por exemplo, pode-se eliminar algumas estruturas. São economias de algumas centenas de milhões de reais”, afirmou Barbosa, sem dar detalhar a quantia exata a ser economizada.

Segundo o ministro, a diretriz está clara: dez ministérios serão eliminados, todavia, isso pode ser feito de várias maneiras:

“Por isso o governo tomou essa iniciativa: apresentar essa diretriz para abrir o debate não só com os ministros, mas com o Parlamento e especialistas em gestão pública. Temos um mês para construir essa proposta. Todos serão ouvidos e as considerações serão levadas à presidente. Nossa intenção é apresentar uma proposta até o fim de setembro”, explicou ele.

Perguntado sobre um possível aumento de impostos, Nelson Barbosa limitou-se a dizer que o governo está "avaliando alternativas para elevação da receita, e o Ministério da Fazenda se pronunciará sobre isso".

Tópicos relacionados