Maria Izabel Reigada   |   09/01/2015 17:33

Leia entrevista do novo secret. de Turismo de Pernambuco

Eleito deputado federal, Felipe Carreras aceitou o convite do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para assumir a Secretaria de Turismo, esportes e Lazer do Estado. Ele já tomou posse e

Eleito deputado federal, Felipe Carreras aceitou o convite do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para assumir a Secretaria de Turismo, esportes e Lazer do Estado. Ele já tomou posse e começou os trabalhos, reunindo-se nesta semana com o trade turístico pernambucano, conhecido seu da época em que foi secretário de Turismo da capital do Estado, Recife. Abaixo, a íntegra da entrevista que o novo secretário de Pernambuco concedeu ao Portal PANROTAS.

Portal PANROTASQue diagnóstico é possível fazer do turismo pernambucano neste momento, quando o senhor assume a Secretaria de Turismo? Como o senhor avalia a infraestrutura disponível, a promoção dos destinos pernambucanos e o volume de visitantes?

FELIPE CARRERAS – O turismo de Pernambuco vive um dos seus melhores momentos e a tendência é que o Estado continue se destacando. Pernambuco tem tido um crescimento acima da média nacional nos últimos anos e o Turismo irá aproveitar esta boa fase para desenvolver ações importantes. Este é o momento de fazermos um diagnóstico do Estado para, então, desenvolver ações que coloquem Pernambuco no lugar de destaque em que ele se encontra. Pernambuco recebe hoje, em média, cinco milhões de turistas e é o Estado que mais recebe voos internacionais do Norte e Nordeste. Em decorrência do aumento do fluxo turístico, aumentamos em quase 15 mil leitos e temos oito hotéis em construção em várias partes do Estado. A ideia é trabalhar para desenvolver o destino não só para os visitantes, mas para o próprio pernambucano, pois entendemos que um local só é bom para o turista quando é bom para a população local.

Portal PANROTASQuais os principais polos turísticos de Pernambuco hoje? Qual é o destino turístico mais importante para o Estado? Porto de Galinhas (Ipojuca) rivaliza com Recife?
CARRERAS – Temos muitos destinos interessantes, como Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Ipojuca, Itamaracá, Brejo da Madre de Deus, Bezerros e Petrolina. Um dos nossos maiores patrimônios é a nossa cultura e o nosso povo acolhedor. Um visitante pode sentir isso percorrendo nosso Estado, do litoral ao sertão. Oferecemos várias rotas segmentadas, que percorrem Pernambuco, divulgando destinos e cultura diferenciada, como as rotas Rural, da Fé, Rota 232, Rota do Litoral, das Confecções, LGBT, e um roteiro especial para quem vai visitar Pernambuco por até oito dias. Porto de Galinhas não rivaliza, de maneira alguma, com o Recife. Eles são destinos complementares. Todo turista que visita a capital, não pode deixar de conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil.

Portal PANROTASQuais os principais desafios para desenvolver o turismo pernambucano e quais serão as metas de sua gestão à frente da Secretaria de Turismo do Estado?
CARRERAS – A Secretaria de Turismo de Pernambuco recebeu novos desafios e foi transformada em Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Tenho absoluta certeza que essas duas atividades, esportes e lazer, contribuem bastante como ferramentas para elevar a autoestima da população, como também de inclusão e transformação social. E isso reflete diretamente no turismo, na forma como o turista interage com a cidade e seus habitantes. No âmbito do Turismo, iremos desenvolver ações promocionais para trazer cada vez mais turistas para o Estado, além de dar um olhar especial ao Litoral Norte, ao turismo de cruzeiros e à ampliação do Centro de Convenções. Na esfera do Lazer, iremos investir em ações para que o próprio pernambucano curta o Estado, assim como fizemos no Recife, quando fui secretário de Turismo e Lazer, onde lançamos projetos de humanização da cidade. No setor de Esportes, pretendemos criar o Conselho dos Esportes e tornar o Centro Esportivo Santos Dumont – espaço que abriga diversas modalidades esportivas -, em um local de excelência do esporte. Já nos reunimos com o trade turístico local e nos próximos dias teremos reunião com o Conselho do Turismo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias