Danilo Teixeira Alves   |   13/11/2015 14:07

Manente cobra mais união e qualificação do trade

O deputado federal Alex Manente (PPS/SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados até março do ano que vem, elencou hoje os projetos e medidas que tomou durante o seu mandato.

O deputado federal Alex Manente (PPS/SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados até março, elencou hoje os projetos e medidas que tomou durante o seu mandato e garantiu que trabalhou em um equilíbrio de todos os interesses para debater melhorias e projetos para o trade turístico. Segundo ele, o seu maior trunfo ao deixar o cargo será a aprovação da Lei de Incentivo ao Turismo, que estende a Lei Rouanet (de Incentivo à Cultura) para projetos turísticos.

“É uma medida muito importante que trará muitos resultados para o turismo. O incentivo será fundamental para consolidar e dar apoio a grupos específicos de geradores de renda, como é o caso do Olodum, na Bahia, que atrai milhões de turistas ao longo do ano”, destacou o político. Outro grande resultado enfatizado por Manente foi a isenção de visto para a entrada de turistas estrangeiros durantes as Olimpíadas 2016. O projeto também já foi aprovado no Senado e agora aguarda sanção da presidente, Dilma Rousseff. “Sem sombra de dúvida, é um grande passo para atrair pessoas do mundo todo para conhecer nosso País e aquecer nossa economia”, disse.

No entanto, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados deixará para o seu sucessor uma outra meta: melhoria na qualificação de mão de obra dos profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor. “Ao longo de 2015 eu incentivei o turismo de várias formas, trabalhei na liberação do visto e em outras medidas. Mas, sem mão de obra qualificada o Brasil jamais conseguirá receber mais visitantes que os atuais seis milhões”, afirmou. Manente revelou que um projeto, em parceria com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), já está em andamento, mas que deverá ser melhor analisado após o carnaval.

CONSCIENTIZAÇÃO
De acordo com o político, para que o Turismo cresça como setor econômico é preciso que a população, lê-se principalmente empresários, se conscientizem da importância dele. “Enquanto o turismo não estiver na mentalidade do cidadão, ele também não estará nas principais pautas políticas”, afirmou. “O trade turístico age muito individualmente, pensando em benefícios próprios. Isso não acontece em outros segmentos da nossa indústria, que concorrem entre si, mas lutam por melhorias na indústria em geral.”

Para Manente, o crescimento do Turismo poderá acontecer quando Parcerias Público-Privadas (PPP) forem acordadas. “As entidades de classe precisam ser representativas também fora do setor. Não há como sensibilizar o político se alguém do trade não for até ele cobrar. Se não forem provocados, os deputados sempre terão outras demandas consideradas mais importantes que o turismo.”

Tópicos relacionados