Maria Izabel Reigada   |   26/11/2010 16:29

OIT reconhece papel do turismo na geração de empregos

O diretor geral da Organização Internacional do Trábalo (OIT), Juan Somavía, afirmou que o turismo tem potencial para tornar-se o grande gerador de empregos depois da crise econômica.

O diretor geral da Organização Internacional do Trábalo (OIT), Juan Somavía, afirmou que o turismo tem potencial para tornar-se o grande gerador de empregos depois da crise econômica. A declaração foi feita durante anúncio da parceria da OIT com a Organização Mundial do Turismo (OMT) para potencializar esforços na geração de empregos no setor turístico, dentro do Fórum Sobre Novas Mudanças e Desafios da Hotelaria e Turismo, organizado pela OIT em Genebra, na Suíça, nesta semana.

“O diálogo social entre os governos, os empregadores e os trabalhadores pode garantir que os postos de trabalhos que sejam criados sejam decentes”, disse o diretor da OIT. “Esse diálogo é especialmente importante para um setor de serviços, como o turismo, onde o sucesso depende muito da qualidade do serviço, algo intimamente ligado a trabalhadores preparados e motivados”, completou.

O secretário geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou que o momento é de somar esforços para a recuperação dos empregos e que o turismo pode criar postos de trabalho distribuídos por diferentes grupos econômicos. Segundo a OMT, o turismo responde por entre 6% e 7% dos empregos no mundo. No ano passado, o setor gerou 225 milhões de postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

Tópicos relacionados