Danilo Teixeira Alves   |   28/06/2012 16:20

Seminário aborda regulamentação do turismo rural

O Seminário: Turismo Rural e Sustentabilidade, realizado na última quarta-feira (27) debatou a a política publica de desenvolvimento do turismo rural.

O seminário "Turismo Rural e Sustentabilidade", realizado ontem (quarta-feira, dia 27) debateu a política pública de desenvolvimento do turismo rural; as linhas de financiamento para desenvolvimento de turismo sustentável; as experiências municipais de turismo rural e os desafios para geração de emprego e renda. O encontro foi realizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e foi proposta pela deputada Luci Choinacki (PT-SC).

A presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural, Andréia Roque, falou sobre a importância da atividade. “Devemos entender o turismo rural, como ferramenta na geração de trabalhos e oportunidades, podendo ainda ser considerado como contra mão do êxodo rural, pois suas atividades permitem a fixação e até o retorno do ser urbano ao universo rural”, disse.

De acordo com Andréia, o turismo rural não tem recebido a disposição necessária para a implementação de políticas específicas, como acontece em outros países e por isso, os empreendedores não sabem se devem responder ao sindicato rural ou a hotelaria tradicional.

Já a representante do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, afirmou que o ministério está mais focado no turismo rural voltado para a agricultura familiar. De acordo com ela, o principal projeto é o "Talento do Brasil Rural", que visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.

Tópicos relacionados