Movida

Artur Luiz Andrade   |   20/08/2014 10:23

Turismo terá documento referencial para presidenciáveis

O Ministério do Turismo e a Embratur começaram a elaborar o que chamam de Documento Referencial 2015/2019, que deverá ser lançado em setembro e entregue aos candidatos à Presidência da República. O debate inicial para a confecção do documento ocorreu nesta terça-feira (19)

PANROTAS / Emerson Souza
Reunião na sede do MTur, em Brasília, marcou debate inicial para elaboração do documento (Foto: MTur/Glauber Queiroz)
Reunião na sede do MTur, em Brasília, marcou debate inicial para elaboração do documento (Foto: MTur/Glauber Queiroz)
O Ministério do Turismo e a Embratur começaram a elaborar o que chamam de Documento Referencial 2015/2019, que deverá ser lançado em setembro e entregue aos candidatos à Presidência da República. O debate inicial para a confecção do documento ocorreu nesta terça-feira (19), na sede do ministério em Brasília.

“Assim como foi em 2010, quando houve ampla participação de representantes do governo e de entidades parceiras, nos reunimos novamente para a formulação de estratégias que irão compor o documento, que serve de base para a elaboração do Plano Nacional de Turismo. Apesar dos avanços, o turismo no Brasil ainda precisa de fortalecimento”, afirmou o presidente em exercício da Embratur, Walter Ferreira.

Além do representante da Embratur, estiveram presentes o secretário-executivo, o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur e o diretor de Infraestrutura do MTur, Alberto Alves, Vinícius Lummertz e Marcelo Ribeiro, respectivamente; a presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), Cláudia Pessoa; e a presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Oreni Braga.

O assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Manoel Pires, proferiu palestra com o tema “Análise do ambiente econômico nacional e internacional”, com o objetivo de mostrar o cenário atual e oferecer subsídios para dar diretrizes à elaboração do documento. Além disso, o diretor de Gestão Estratégica no Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, apresentou um diagnóstico do Turismo Nacional e Internacional.

“Temos um PIB [Produto Interno Bruto] em crescimento acima dos níveis mundiais, inflação sob controle, desemprego em queda e um legado pós-Copa, o que promoveu a melhoria na composição social do País. Este é o momento ideal para reformularmos e garantirmos maior expectativa de investimento no setor”, analisou o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz.

As propostas para a elaboração do documento Referencial serão apresentadas pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e por representantes do setor de turismo hoje, na sede do instituto. O lançamento oficial será em setembro, quando o Ministério do Turismo promete fazer a entrega do documento aos presidenciáveis.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias