Raphael Silva   |   14/04/2015 14:33

Turismo de Alagoas demonstra crescimento notável

A participação do turismo na economia alagoana vem crescendo de forma notável. Dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, até 2013, registram 10,25% do total dos empreendimentos comerciais de Alagoas ligados à atividade turística..

A participação do turismo na economia alagoana vem crescendo de forma notável. Dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, até 2013, registram 10,25% do total dos empreendimentos comerciais de Alagoas ligados à atividade turística, representando ainda cerca de 5,25% na ocupação de vagas no mercado de trabalho do estado.

Em números absolutos, o turismo garante quase 30 mil dos 509,125 mil empregos formais registrados em Alagoas até 2013, simbolizando um crescimento significativo quando comparado a 2009, quando eram 21,382 mil. No Estado, são cerca de 31 mil estabelecimentos comerciais, com mais de 3,3 mil ligados ao turismo. Um comparativo feito pela Secretaria do Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) mostra que esses números superam a média da região Nordeste, onde os empreendimentos ligados ao turismo correspondem a 8,16%.

“Os números mostram o impacto e o poder de transformação social que o turismo exerce no processo de melhoria dos principais indicadores socioeconômicos de Alagoas. Trabalhamos com políticas bem definidas para estimular os negócios já existentes e captar novas oportunidades de investimentos para Alagoas”, analisa a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

AEROPORTO DE MACEIÓ
O primeiro trimestre de 2015 representou um aumento de mais de 7% no número de passageiros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Dados da Infraero apontam a passagem de 38 mil pessoas a mais que no mesmo período no ano passado, totalizando uma movimentação de 553,4 mil passageiros pelo aeroporto de Maceió.

Só em janeiro, houve um incremento de 16,5% no fluxo de passageiros, totalizando 239,8 mil pessoas passando pelo aeroporto no primeiro mês do ano. Já em fevereiro, a Infraero registrou cerca de 157 mil passageiros. No mês de março, os números apontam 80,3 mil embarques e 75,9 mil desembarques no aeroporto.

Tópicos relacionados