Felippe Constancio   |   10/01/2017 12:47

Alaska Airlines libera Whatsapp gratuito em voo

Apesar de outras oferecerem wi-fi a bordo, a Alaska oferece como amenidade

Álvaro Ibáñez/Flickr

Na busca por melhora na experiência do viajante, linhas aéreas constantemente investem em amenidades - principalmente naquelas oferecidas a bordo. Uma das novidades que certamente agrada a um passageiro que escuta a famosa frase "portas em automático" é a possibilidade de manter a comunicação com o mundo lá fora, mesmo nos ares - como está fazendo a Alaska Airlines.

Para possibilitar o serviço a bordo sem cobrança, a linha aérea selou uma parceria com a empresa de tecnologia do Estado que já opera o serviço de wi-fi em 175 aeronaves da empresa, a Gogo. O serviço de mensagem, claro, será limitado a tecnologias que funcionam com wi-fi, como Imessage e Whatsapp. Short Message Service (SMS) e Multimedia Message Service (MMS), que não funcionam por rede, não podem ser usados nos voos.

Vale observar, contudo, que a Alaska não é a primeira linha aérea a possibilitar envio de mensagem gratuitamente a bordo. Qualquer passageiro disposto a pagar um pacote de internet em voos de empresas como Delta ou Gol podem enviar mensagens. A novidade da aérea norte-americana está na oferta sem cobrança do serviço com um pacote de dados que permite uso, por exemplo, do Whatsapp.

Para sites da imprensa internacional, a ação da Alaska tem a ver com a recente aquisição da empresa por parte da Virgin America, que tem grande preferência entre as gerações mais novas, altamente conectadas. Batizada de Free Chat, a amenidade deve se estender a voos da Virgin no futuro próximo.

Tópicos relacionados