Marcos Martins   |   23/08/2017 17:31

Uruguai passa a utilizar validação digital para Tax Free

País implanta tecnologia moderna em pontos alfandegários

Divulgação/ Aeropuerto de Carrasco
Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, já recebeu a tecnologia
Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, já recebeu a tecnologia
O Uruguai implantou um dispositivo digital de autogestão para a devolução do imposto ao valor agregado (IVA), de acordo com o regime de Tax Free, aos turistas que deixarem o país em alguns portos, aeroportos e fronteiras alfandegarias com outros países. O aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, e a cidade de Salto, na fronteira com Argentina, foram os primeiros postos a receberem o terminal de autogestão. A cidade de Fray Bentos e os portos de Colônia Del Sacramento e Montevidéu receberão o serviço até o fim do ano.

Com o novo sistema de validação digital, a operação do Tax Free será realizada em tempo real, minimizando os erros no momento do “input” das informações dos turistas, além de otimizar o tempo dos funcionários da alfândega e eliminar a inserção de dados e seu processamento posterior. O novo sistema agiliza o processo de saída do turista, que pode imputar os dados no terminal.

A Global Blue, empresa responsável pelas operações, pode conferir os processos de cada ponto em tempo real, através de dados estatísticos de performance capazes de acusar possíveis erros. Essa tecnologia é um passo importante a digitalização total do processo de Tax Free que a empresa realiza no Uruguai, o primeiro na América Latina a implantar quiosques de autovalidação.

TAX FREE
Os impostos são devolvidos somente aos turistas estrangeiros, quando requerido pelo visitante nos postos comerciais autorizados pela Direção Geral Impositiva (DGI). Cada comércio deve preencher um formulário e entregar junto a nota fiscal da compra. Os documentos, quando feitos manualmente, devem ser apresentados nos postos da Direção Nacional de Alfândegas ou, atualmente, nos terminais de autogestão do Tax Free já existentes.

A devolução do dinheiro do IVA (somente para compras de produtos com valores superiores a 600 pesos uruguaios é realizada em até cinco dias uteis. O processo ocorre após a informação do número de cartão de credito na aduana e de aceite da solicitação realizada pelo fiscal alfandegário.

Tópicos relacionados