Raphael Silva   |   19/01/2018 10:40

Cadastur pretende regularizar 221 hospedagens no DF

Novo serviço, agora totalmente eletrônico, facilitará a regularização dos estabelecimentos turísticos, a começar pela capital federal

DF será o primeiro local a receber o novo sistema Cadastur
DF será o primeiro local a receber o novo sistema Cadastur
O novo Cadastur, sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos, passou a vigorar no Distrito Federal e a expectativa do Ministério do Turismo é ampliar em grande escala o número de meios de hospedagem cadastrados. Contando os atuais 58 cadastros, o MTur pretende atingir a marca de 279 até o fim deste ano com o novo serviço eletrônico.

O número mostrado pelo MTur provém do resultado de estabelecimentos registrados pelo censo da hotelaria encomendado no ano passado. Além da formalização de pousadas e hotéis, o cadastro também é obrigatório para agências, parques temáticos, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, guias e transportadora turística.

"Não basta trabalharmos na sensibilização dos prestadores sem dar a eles mecanismos para fazerem cadastros. Nesse sentido, nosso grande lançamento do ano é o novo Cadastur, uma plataforma totalmente virtual, com uma interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O novo serviço possibilitará que todo o processo de cadastro seja realizado de forma eletrônica, tornando os trâmites muito mais rápidos. Quem for flagrado com o cadastro vencido, porém, será considerado ilegal - como hoje são os 221 não cadastrados no DF - e pode ser autuado pelos órgãos regulatórios. A multa pode chegar a R$ 854 mil.

De acordo com o MTur, o novo Cadastur será integrado ao País todo até março. A implantação será feita por etapas, começando pelo DF, como um projeto piloto, e na sequência será expandido para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul, respectivamente.

Tópicos relacionados