Da Redação   |   22/10/2012 14:00

Descubra a gastronomia do Rio durante a Abav

Endereço de alguns dos restaurantes mais sofisticados do Brasil, o Rio de Janeiro tem um pouco de tudo quando o assunto é oferta gastronômica.

Endereço de alguns dos restaurantes mais sofisticados do Brasil, o Rio de Janeiro tem um pouco de tudo quando o assunto é oferta gastronômica. Dos refinados restaurantes com cardápios assinados por chefs renomados aos tradicionais botecos cariocas, a variedade gastronômica da cidade é um convite à degustação. Aqui, a jornalista carioca Suzana Liskauskas faz uma lista de alguns dos endereços que podem ser descobertos pelos participantes da Feira das Américas, nesta semana. Confira:

Le Pré Catelan
Templo da culinária francesa comandado pelo estrelado Roland Villard, que comemora 15 anos de Brasil, o Le Pré Catelan é um presente para os olhos e o paladar. Além do menu comemorativo elaborado pelo chef Villard, o restaurante acaba de contratar o argentino Ariel Lettieri, que traz a bagagem de quatro anos na escola de sobremesas mais famosa do mundo, a francesa Lenôtre.
Av. Atlântica, 4.240, Hotel Sofitel, Copacabana, Posto Seis – Telefone: 2525-1160.

Oro
Casa do Chef Felipe Bronze, premiado por suas criações com assinatura contemporânea, como as releituras de pratos típicos brasileiros, o Oro é para quem gosta de ousar. Entre as novidades do criativo chef está a Barriga de Porquinho com Jabuticaba. O segredo aqui é cozinhar a barriga em baixa temperatura por 16 horas, depois fritá-la em imersão e, por fim, servi-la com jabuticaba.
Rua Frei Leandro, 20, Jardim Botânico. Tel: 2266-7591.

Togu
Instalado na badalada rua Dias Ferreira, no baixo Leblon, o Togu apresenta um novo cardápio contemporâneo, elaborado pela chef Ana Zambelli, primeira brasileira a trabalhar com Ferran Adriá. Um dos destaques do novo cardápio é o Steak Tartar, com gema trufada e gelatina de limão.
Rua Dias Ferreira, 90 – B, Leblon. Telefone- 2294-2749.

Novidades

Alloro
Instalado no Hotel Windsor Atlântica, no prédio em que funcionou o Le Méridien, famoso pela cascata de fogos no ano novo, o Alloro é a tradução do requinte da gastronomia italiana. Comandado por Luciano Boseggia, que foi um dos pilares do Fasano, em São Paulo, o Alloro tem risotos irrepreensíveis e um tiramisu tão leve quanto asas de anjos.
Av. Atlântica 1.020, Hotel Windsor Atlântica, Copacabana. Telefone: 2195-7800.

Irajá
Inaugurado há pouco menos de um ano e instalado em um casarão tombado, com uma decoração inusitada, o restaurante deixa a cozinha aparente para os clientes no caminho do salão principal. No cardápio, o chef Pedro de Artagão faz releituras de pratos tradicionais, como o filé à piamontese. Mas imperdível mesmo é o bolo quente de brigadeiro.
Rua Conde de Irajá, 109, Botafogo. Telefone: 2246-1395.

Zot
Moderno e descontraído, o mais novo bistrô de Copacabana oferece uma combinação excelente de carta de vinhos com uma gastronomia que privilegia ingredientes orgânicos. Os pratos chegam às mesas em apresentações tão lindas que mais parecem obras de arte.
Rua Bolívar, 21 A , Copacabana. Telefone: 3489-4363.

La Fiducia Bistrô
Mais novo integrante da família La Fiducia (tradicional italiano em Copabacana), o bistrô está de frente para a Praia de Ipanema e oferece uma vista imperdível para o mais famoso pôr do sol carioca. A gastronomia italiana com ingredientes de primeira linha ganha pontos ao lado da carta de vinhos.
Av. Vieira Souto, 320, Sobreloja, Hotel Sol Ipanema. Telefone: 2521-6464.

Ix Bistrô
Típico reduto da culinária francesa, o restaurante é um charmoso espaço no Shopping da Gávea, onde os famosos circulam sem medo de assédio. Decorado pelo renomado André Piva, a casa é acolhedora e contemporânea. Entre as delícias, míni ragu de pato trufado com farofa panko e brie gratinado recheado com salsa de trufas. A carta de vinhos, assinada pelo sommelier Paulo Nicolay, merece especial atenção.
Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 337 – Gávea. Telefone – 2512-5842/2540-5983.

Pontos de encontro

Fogo de Chão

A rede que prepara carnes com jeito gaúcho só chegou ao Rio em 2011, mas a demora valeu a pena. O templo das carnes selecionadas está instalado na Baía de Guanabara e foi brindado com a mais famosa vista carioca, um enquadramento privilegiado do Pão-de-açúcar.
Av. Repórter Nestor Moreira, s/n, Botafogo. Telefone – 2279-7117.

Bar da Praia
Ponto de encontro dos “descolados” do Leblon, o Bar da Praia está com novas opções no cardápio, com o Trio de Ceviche, pizza de camarão, wrap de salmão com cream cheese temperado, wasab e pepino agridoce. A carta de drinques também traz novidades para combinar com a vista deslumbrante da praia do Leblon, como Michelle´s, feito com smirnoff, suco de limão siciliano, mel e folhas de hortelã.
Rua João Lira, nº 5, Leblon. Telefone – 2172-1067.

Kotobuki
Um dos pioneiros na culinária japonesa no Rio, o Kotubuki chega à Barra da Tijuca, instalado no Rio Design Barra. O restaurante oferece opções mais tradicionais e exóticas, como a enguia grelhada. Nas sobremesas, destaque para a Tempura de Figo com frozen yogurt.
Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777, 3º piso. Barra da Tijuca. Telefone – 3328-8844.

Alessandro & Frederico
O mais novo restaurante da rede foi inaugurado este ano em São Conrado no Shopping Fashion Mall, um dos preferidos pelas celebridades. É o endereço certo para quem busca massas de qualidade, pizzas de sabor inconfundível e também carnes com cortes selecionados.
Estrada da Gávea,899/ loja 101 – São Conrado - Telefone – 3322-4777/3322-1455.

Fiammetta
Primeira pizzaria gourmet do Rio, a Fiammetta Barra ganhou decoração mais despojada e mais de 20 itens no cardápio. Entre as estrelas do novo menu estão o nhoque de batata baroa feito na própria casa, servido com frango salteado na manteiga e molho branco e o penne boccino, penne grano duro acompanhado de camarões e queijo brie.
Av. das Américas, 7777/ loja 303 – Rio Design Barra – 3º piso – Telefone – 2438-7500.

Amantes de vinhos

Duo
Italiano com cardápio elaborado pelo chef Michele Del Monaco, nascido em Nápoles, que tem em seu currículo o Relais & Chateaux Il Pellicano, uma estrela do Michelin, o Duo está instalado no Jardim Oceânico, na Barra. Além da irretocável gastronomia italiana, o restaurante surpreende pela carta de vinhos, fruto do trabalho de Dionísio Chaves.
Rua Érico Veríssimo, 690, Barra da Tijuca. Telefone – 2484-4547.

Bottega del Vino
Endereço para os amantes de vinho, o Bottega del Vino apresenta mais de 300 títulos, sendo 80% oriundos do Velho Mundo. A casa optou por uma oferta generosa de vinhos em taça, por ser equipado com máquinas Enomatic, que preservam a característica da bebida aberta por 21 dias. No cardápio, clássicos da culinária italiana servidos em pequenas porções.
Rua Dias Ferreira, 78, Leblon. Telefone - 2512-6526.

Tópicos relacionados