Diego Verticchio   |   24/11/2015 14:37

EUA emitem alerta para viagens internacionais

A ideia é que os norte-americanos tomem precauções por conta de ameaças terroristas, principalmente em países considerados críticos, como França e Bélgica, por exemplo

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu na noite de ontem (23/11) um alerta para cidadãos americanos que estão com viagens marcadas para outros países. A ideia é que os norte-americanos tomem precauções por conta de ameaças terroristas, principalmente em países considerados críticos, como França e Bélgica, por exemplo. A medida é válida até 24 de fevereiro de 2016.

Segundo o alerta, os norte-americanos precisam tomar cuidas com grupos extremistas, entre eles Estado Islâmico, a al-Qaeda, o Boko Haram. O documento cita que esses grupos terroristas possam continuar planejando ataques em várias regiões. "Eles podem fazer uso de táticas variadas, como armas convencionais, e mirar interesses privados e públicos", afirma um trecho do documento.

O Departamento de Estado afirma ainda que locais de interesse público, como eventos esportivos, teatros, mercados e serviços aéreos podem ser alvos de ataque e pede atenção redobrada nestes sítios.

Esta é a primeira vez que os Estados Unidos admitem um risco internacional para seus cidadãos. A preocupação, no entanto, não se resume a outros países. O país aumentou o controle e a fiscalização nos aeroportos e está em alerta por conta do Dia de Ação de Graças, na próxima sexta-feira, principal feriado do país.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias