Artur Luiz Andrade   |   12/11/2014 08:27

Para onde caminha a inovação no setor de viagens?

O primeiro dia da The Phocuswright Conference, que ocorre até quinta-feira, 13, em Los Angeles (EUA), foi dedicado ao The Travel Innovation Summit, uma competição entre 32 empresas, que se dizem inovadoras em tecnologia para a indústria de viagens e turismo. Elas se apresentam, em dez minutos cada,

LOS ANGELES - O primeiro dia da The Phocuswright Conference, que ocorre até quinta-feira, 13, em Los Angeles (EUA), foi dedicado ao The Travel Innovation Summit, uma competição entre 32 empresas, que se dizem inovadoras em tecnologia para a indústria de viagens e turismo. Elas se apresentam, em dez minutos cada, para um banco de jurados, são sabatinadas no palco por três críticos da indústria, e ainda recebem a votação popular. E, claro, ganham exposição na mídia e para uma plateia estimada em mais de 1,6 mil profissionais de alto nível do mundo todo (60% dos EUA e 40% de 40 países). No total, 80 inovadores se inscreveram, mas apenas 32 tiveram a chance de serem escolhidos para o evento.

Alguns temas foram recorrentes em boa parte das apresentações e muitas empresas mostraram produtos b2b, quando no passado o foco era maior no b2c, onde hoje já há um excesso de boas ideias e startups bem competitivas. Se essas empresas vão durar? Receberão os investimentos que almejam? Estarão no mercado em cinco anos? Serão engolidas ou compradas por gigantes do setor? No Summit da Phocuswright isso pouco importa à plateia. O mais rico é abrir ouvidos e mentes e viajar na proposta de cada inovador. Pode ser que não se goste da proposta, mas uma frase, uma função, uma tela, uma ideia nova acabem adubando as ideias e projetos da plateia.

Algumas palavras-chaves ouvidas nas 32 apresentações incluíram:

ORGANIZAR – As empresas buscam organizar segmentos e processos fragmentados, especialmente na hotelaria, operadoras, em revenue management e na ampliação do leque de produtos vendidos. Ah sim, e organizar os dados que os clientes dão “de graça” e às vezes sem querer às empresas.

ALGORITMOS – São citados a todo momento para, juntamente com a expertise de viagens dos profissionais contratados, anteciparem os próximos passos do consumidor. É o sonho de toda empresa e dizem os inovadores que o segredo hoje é oferecer produtos antes da viagem mas também quando o cliente está no destino.

CONSOLIDAR E INTEGRAR – Servem para informações, pontas soltas no processo, facilitar o percurso da venda via tecnologia.

FAZER DIFERENTE – Um dos inovadores disse que o pai trabalha num ramo tradicional do turismo, mas ele decidiu investir em seu conhecimento tecnológico para inovar, mudar os paradigmas, fazer diferente. No caminho, todo movimento disruptivo (tema central da Phocuswright este ano), deixa vencedores e perdedores. E segundo um dos críticos do summit: há muitos corpos mortos boiando no espaço. Dos dois lados: inovadores, que achavam que tinham encontrado o segredo da maçã, e tradicionais, que não viram a maçã gigante vindo em sua direção.

INTERMEDIAÇÃO – Se antes apenas o agente de viagens era intermediário na cadeia de viagens e turismo, hoje a tecnologia criou uma geração de Gremlins, que se multiplicam a cada nova ideia. Todos são tudo e querem um naco a caminho do consumidor.

MAIORES DESAFIOS – Na hotelaria fragmentada e muitas vezes acuada na mão de grandes players, no setor de operações e receptivo (ainda longe do mundo on-line), na força crescente dos fornecedores, que querem resolver tudo diretamente com o consumidor final.

ALGUNS INOVADORES DE DESTAQUE

OPTIONS AWAY
Foi um dos exemplos definidos como “muito bom pra ser verdade”. A empresa promete segurar a reserva do passageiro de dois a 21 dias, mediante pagamento de um fee. Não há bloqueio de inventário, apenas do preço, baseado em negociações e risco (mas tudo calculado por algoritmos, claro). Nesse período de retenção da reserva, o objetivo é engajar o hóspede com ofertas, até diminuindo a tarifa já reservada, caso haja alguma redução. É uma oportunidade também de vender mais produtos, conhecer melhor esse viajante e gerar mais receita. Site: www.optionsaway.com.

PASSPORT CARD INTERNATIONAL
Mais um da série “muito bom pra ser verdade”. A empresa promete o pagamento em tempo real do atendimento médico e de emergências em geral dos passageiros que adquirirem esse seguro saúde. O agente de viagens que vender para um cliente, recebe a comissão (cerca de 25%) para sempre, a cada viagem desse passageiro, mesmo que ele mude de agência para comprar as próximas viagens. Funciona assim: o cliente liga para avisar que precisa de um médico e antes que chegue na clínica a empresa já depositou o valor necessário em seu cartão Passport Card Internacional, que será usado para pagar a consulta. Os algoritmos ajudam a estudar e prever quanto custa o serviço ao redor do mundo. Não é necessário pedir reembolsos ou brigar com o seguro para pagar 100% dos gastos. O produto é um pouco mais caro que os concorrentes, devido aos benefícios, mas nem tanto, já que a comissão dos agentes também é menor. Site: www.passportcard.com.

AMADEUS
A empresa lançou no evento o Personal Disruption Companion, que será testado em primeira mão pela brasileira Tam. Foi uma das melhores apresentações do summit de inovação. O produto é simples, mas promete resolver um problemão para as aéreas e os clientes. Quando houver cancelamento de voos, uma mensagem será enviada ao smartphone do cliente com todas as informações para o novo embarque. Mais que isso, oferecerá compensações e trocas que o cliente pode aceitar com um clique, na hora. Por exemplo, voo de Orlando cancelado em São Paulo? Que tal ir para Miami e dirigir até Orlando, com o carro pago, obviamente e ainda algum mimo pelo caminho? Ou que tal ficar em um hotel com um pacote de spa, na capital paulista? Ou um dia no zoo com as crianças e ainda um hotel cinco estrelas? As opções podem até incluir oferta de upgrade ou pacotes mais caros para o passageiro, sempre com uma compensação pelo momento de disrupção na viagem. E com tudo o que manda a lei nesses casos. A imagem da companhia fica positiva diante do cliente e ele ainda pode aproveitar esse momento de ócio com novas atividades.

BD4TRAVEL
Promete identificar os clientes mais propensos a comprar em uma busca na internet... E entregar seus desejos aos fornecedores e não apenas a intenção da compra. Será? Site: www.bd4travel.com.

BOXEVER
Mais uma que promete prevê o comportamento do consumidor de viagens on-line, com expertise em cloud, big data, analytics... Site: www.boxever.com.

BTCTRIP
Aposta que no futuro as moedas alternativas (bitcoins, Apple cash, entre outras) vão ter papel relevante na compra de viagens. Será? Site: www.btctrip.com.

DISTIL NETWORKS
Essa é para quem anuncia on-line. A empresa promete identificar, em anúncios digitais, quem são os compradores reais e os bots ruins (que podem ser mandados por competidores, fraudadores, hackers). Deixou alguns bem entusiasmados no summit. Site: www.distilnetworks.com.

EPTECA
Especializada em vender ancillaries de terceiros para consumidores “relevantes e selecionados”. Site: www.epteca.com.

ITRAVELLER
Promete ajudar o setor de operadoras a colocar os pacotes on-line e de forma organizada e atraente ao consumidor. Site: www.itraveller.com.

KAMINO
O tradicional walking tour reinventado. Saiba mais em www.gokamino.com.

MOBACAR
Garante ser o primeiro sistema de distribuição de aluguel de veículos... inteligente. Site: www.mobacar.com.

MTRIP
Promete aumentar satisfação dos clientes de operadoras e agências de viagens, além de percepção da marca, gerando ainda receita extra. http://business.mtrip.com.

NOR1
Promete gerar mais receita com a venda de serviços e produtos extras. Quando o hóspede está no destino. O sistema manda ofertas que estariam dentro do escopo do que o hóspede gastará no destino. Por exemplo, pelo seu perfil, se for um consumidor de room service, pode receber oferta de um pacote de jantar, com um vinho grátis. Ou uma oferta de passeio no sábado após convenção. Parceria do Nor1 com o hotel Radisson Blu Chicago mostrou que 75% dos hóspedes viram as ofertas enviadas e 50% compraram pelo menos uma delas. Site: www.nor1.com.

SHOPNFLY
Um comparador de preços de shoppings, lojas duty free e outros mercados para os consumidores. A transação pode ser fechada no site, mas a logística de entrega é das lojas e pode ser feita nos aeroportos, nas lojas duty free ou nos hotéis. Site: www.shopnfly.com.

REZGURU
Um GDS para restaurantes, com direito a revenue management e diversas similaridades com a gestão hoteleira de inventário. Site: www.rezguru.com e www.tablegrabber.com.

TRIPSCANNER
As reservas são feitas via qualquer site, app ou agência de viagens, e o Tripscanner consolida tudo em um itinerário, oferecendo relatórios em tempo real, controle de políticas e até ferramentas para economizar, para ajudar os empregados de pequenas empresas a gerenciarem seus custos de viagens. Site: www.tripscanner.com.

WORLDMATE
Ajuda os viajantes a negócios organizarem, gerenciarem e reservar suas viagens. Analisa os dados do viajante para criar um perfil inteligente nas escolhas e sugestões futuras. A empresa pode até sugerir um novo hotel, com preço e qualidade melhor, ou o mesmo hotel reservado pelo viajante por tarifa menor, e ainda se encarrega de cancelar a reserva anterior. Quando o viajante sincroniza seu voo com o sistema, o Worldmate já começa a venda de hotel para o cliente. Site: www.worldmate.com.

Saiba mais em www.phocuswrightconference.com/innovation.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Phocuswright, Delta Air Lines e Turismo de Los Angeles, com proteção GTA

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