Movida

Danilo Teixeira Alves   |   15/09/2015 11:40

Azul faz parceria com a Sita para rastreamento de voos

A Azul será a primeira companhia das Américas a implementar o rastreamento de voo por meio da solução Aircom Flight Tracker, da Sita On Air

PANROTAS / Emerson Souza
Mauro Pontes, vice-presidente da Sita no Brasil
Mauro Pontes, vice-presidente da Sita no Brasil
A Azul será a primeira companhia das Américas a implementar o rastreamento de voo por meio da solução Aircom Flight Tracker, da Sita On Air. A ferramenta oferece uma gama completa de serviços para que as companhias aéreas utilizem o potencial máximo de conexão da aeronave. Com o acordo, a Azul passa a acompanhar os seus voos, em todas as rotas e etapas, em tempo real. O anúncio foi realizado há pouco, durante workshop da Sita, realizado na capital paulista.

LEIA TAMBÉM
Alfândega afeta experiência do viajante nos Estados Unidos


O Flight Tracker utiliza diversas fontes de dados, incluindo informações de controle de tráfego aéreo, dados terrestres e de satélite, além dos planos de voo da companhia aérea, com o objetivo de fornecer o rastreamento em tempo real da posição da aeronave. Isso inclui a rede de gestão do tráfego aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que é administrada pela Sita.

A solução gera alertas automáticos quando um avião ultrapassa os parâmetros pré-determinados, fornecendo aos controladores de voo uma informação completa em todos os momentos. Atualmente, mais de 90 companhias aéreas em todo o mundo utilizam a tecnologia Aircom da Sita On Air. Várias já implantaram o Flight Tracker, e a expectativa é que outras adquiram em breve.

"A ferramenta foi desenvolvida há pouco mais de um ano, logo após o acidente com o MH370. Além da Azul, que começou a utilizar o Flight Tracker, há um mês, outras três aéreas também contam com esse serviço: Singapore Airlines, Royal Brunei e Norwegian Air Shuttle", disse o vice-presidente da Sita no Brasil, Mauro Pontes. "Isto é um mérito para a Azul, que se torna a primeira aérea das Américas a ter o Flight Tracker", completou.

A Azul também usa o World Tracer, sistema para rastreamento de bagagem, também desenvolvido pela Sita.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias