Movida

Henrique Santiago   |   16/03/2016 12:07

"Há espaço para Uber e 99 Taxis", afirma executivo

Em painel para empreendedores de startups realizado no Fórum PANROTAS, o executivo afirma que o mercado mudou bastante nos últimos cinco anos.

PANROTAS / Emerson Souza
A mesa foi composta por Ana Araujo, da Mundi, José Papo, do Google, Juliano Fatio, do 99 Taxis Marcio Camhaji, da Redpoint e Lucas Foster, do Project Hub
A mesa foi composta por Ana Araujo, da Mundi, José Papo, do Google, Juliano Fatio, do 99 Taxis Marcio Camhaji, da Redpoint e Lucas Foster, do Project Hub
Diferente do pensamento das cooperativas de táxi, o diretor B2B da 99 Taxis, Juliano Fatio, acredita que a presença do Uber no mercado de transportes é saudável. Em painel para empreendedores de startups realizado no Fórum PANROTAS, o executivo afirma, após pergunta enviada por leitor da PANROTAS no Twitter, que o mercado mudou bastante nos últimos cinco anos.

Neste período, segundo ele, muitas novas empresas nasceram e morreram, mas a 99 Taxis continua em ritmo crescente. “Há espaço para todos. Estamos juntos nesse barco e vamos e queremos expandir o nosso mercado”, explicou Fatio, complementando que atualmente cerca de 10% de todas as corridas de táxi do Brasil são feitas por aplicativo.

Um ponto abordado pela mesa redonda no fórum foi a da experiência do viajante. Em suma, os profissionais afirmam que o viajante, em especial o jovem, quer vivenciar um local e não está mais à procura de uma viagem “enlatada”, como se fosse uma excursão escolar.

“As novas gerações buscam experiência especial, querem se sentir mais especial”, explanou o gerente de Relações com Startups e Desenvolvedores no Google América Latina, José Papo.

O sócio da Redpoint, fundo de investimentos brasileiro que apoia empresas que tem a internet como ambiente e propulsora dos negócios, Marco Camhaji, apontou que há muito no Turismo que pode ser influenciado por serviços que a startup apoia. “Hoje, 58% dos gastos de uma viagem ainda são realizados localmente, em restaurantes pacotes comprados no local. Precisamos trazer soluções para customizar essa experiência das pessoas”, apontou.

Apresentando os principais pilares do trabalho da empresa – tecnologia mobile, software de serviço e internet das coisas -, o jovem executivo citou usos que poderiam ser aproveitados na indústria turística. “Empresas parceiras nossas instalam termômetros em hotéis, por exemplo, que percebem quando deixar o ar condicionado desligado ou ligado, gerando economia”, lembrou. Uma das empresas apoiada pela Redpoint é a Viajanet, que acopla pesquisas de passagens aéreas, reservas e locadoras de carros num ambiente digital.

A empresa desenvolveu, junto com o banco Itaú, o Cubo, um espaço de co-working de cinco andares que fornece infraestrutura e tecnologia às empresas. "É só sentar lá e começa a trabalhar", disse Camhaji. Segundo ele, além de startups, empresas tradicionais do mercado estão indo a espaços como esse para conhecer a realidade do novo empreendedor e ver como ganhar velocidade em seus negócios.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.

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