Renato Machado   |   03/08/2016 22:11

Instagram copia Snapchat e lança sua versão com histórias

Nada se cria, tudo se copia. O ditado é antigo, mas parece valer até mesmo para as últimas tecnologias. Na atualização lançada ontem (2), o Instagram apresentou um novo formato para sua rede social de compartilhamento de imagens, o Instagram Stories. A idei

Nada se cria, tudo se copia. O ditado é antigo, mas parece valer até mesmo para as últimas tecnologias. Na atualização lançada ontem (2), o Instagram apresentou um novo formato para sua rede social de compartilhamento de imagens, o Instagram Stories. A ideia é ser versátil e descartável, com fotos e vídeos curtos sendo apagados em 24 horas. Interessante, porém nada inovador. A nova plataforma da rede é uma cópia descarada do Snapchat.

A desculpa encontrada pelo Instagram para justificar a novidade foi a de que, agora, “você não precisa se preocupar com o excesso de postagens”, algo que de fato incomoda muita gente. Com a nova ferramenta, imagens e vídeos selecionados para o Stories ficarão aglomerados nesta única seção, não invadindo a linha do tempo dos outros usuários, oferecendo uma experiência mais limpa e menos repetitiva.

Em um artigo para a eMarketer, a analista Cathy Boyle afirma que “a forma com que vídeos e fotos são organizados cronologicamente ao longo do dia permite que usuários entrem na vida de seus amigos, alguns segundos por vez”. Uma tentativa de atrair um público que havia optado pelo Snapchat. Em um texto em seu blog oficial, o Instagram afirmou que “sempre foi um lugar para compartilhar os momentos que você deseja relembrar. Agora, você pode compartilhar os pontos altos e tudo o que estiver entre eles também”.

Projeção do eMarketer mostra que menos da metade dos usuários do Instagram (39,5%) teriam menos de 25 anos de idade, uma população não tão jovem quanto a do Snapchat. A mesma faixa de idade, no aplicativo rival, soma 58,4%. Se contabilizado o público com menos de 35 anos, essa diferença continua (85% contra cerca de 66%), com uma população jovem maior optando pelo Snapchat.

“O visual e a natureza de transmissão quase que ao vivo do Stories é uma forma atrativa para amigos se conectarem, sem contar com a possibilidade de anunciantes engajarem seu público pelo celular”, comenta Cathy Boyle. A análise do eMarketer também fez uma projeção de usuários ativos para 2016 no mercado dos Estados Unidos. Segundo a empresa, a rede do Instagram irá contar com 89,4 milhões de usuários. Ao passo que o Snapchat irá abranger uma população de 58,6 milhões.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do Instagram Stories:

Tópicos relacionados