Janize Colaço   |   22/09/2016 16:01

Inovações: Google Trips promete modernizar o Turismo

Após mais de dois anos de desenvolvimento, o Google lançou nesta semana o seu tão aguardado “Google Trips”, que não é apenas um marco importante para a gigante da tecnologia no ramo de viagens, como também o início de mudanças

Após mais de dois anos de desenvolvimento, o Google lançou nesta semana o seu tão aguardado “Google Trips”, que não é apenas um marco importante para a gigante da tecnologia no ramo de viagens, como também o início de mudanças significativas em companhias aéreas e outras empresas dentro do Turismo. Afinal, ao longo dos últimos anos, muitos têm investido tempo, esforço e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos de ponta que tentam ir além das fronteiras do aeroporto.

O Trips parece ser uma tentativa de tomar posse do relacionamento digital com o viajante. No entanto, o aplicativo não é capaz ter controle sobre todos os fins. Os viajantes, por exemplo, não podem fazer o check-in para voos ou ter acesso aos cartões de embarque através do aplicativo, embora ele use quase todos os outros elementos da experiência de viagem de maneira mais ampla.

É por isso que os aeroportos e as companhias aéreas devem ficar atentas. Passagens aéreas, promoções, reservas, entre tantas outras opções buscadas, tornam o relacionamento dos viajantes com as plataformas on-line mais expressivo e constante.
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MUDANÇAS E INOVAÇÕES
Em 2013, durante a FTE Airport 2025 Think Tank, especialistas de Turismo apontaram que, se as partes interessadas da indústria de viagens não aceitassem as mudanças e inovações para redefinir a experiência do passageiro, empresas como Apple ou Google tomariam os seus lugares. Eis que três anos depois o Google deu o seu primeiro passo importante. A questão agora é: como as companhias aéreas reagirão em tal cenário?

Em vez de ver o Google Trips como um concorrente, alguns podem ficar tentados a explorar a oportunidade de colaboração, proporcionando aos viajantes um serviço digital mais atraente e aprimorado.

EXAUSTÃO
De acordo com o gerente de Desenvolvimento do Google, Max Coppin, as pessoas estão passando por um momento de “exaustão de aplicativos” – e os de Turismo não estão fora da lista. As pessoas estão baixando menos aplicativos e, em geral, mantêm-se ativas nos que consigam atender o maior número de demanda possível em um único app.

A ideia proposta por Coppin concorda com o levantamento recente feito pela Nielsen Company, apontando que, embora o tempo gasto on-line cresce a cada mês, o número de aplicativos que é usado se mantém estável.

ATRATIVOS DO TRIPS
Aplicando o panorama ao Turismo, é fácil imaginar que aplicativos separados de companhias aéreas, aeroportos e hotéis, não sejam algo muito atraente aos usuários. Foi pensando nisso que o aplicativo do Google se autoproclama o "guia turístico personalizado de bolso".

Enquanto as atualizações de voo em tempo real e a integração com o cartão de embarque não estão inclusas na ferramenta, uma série opções, baseadas nas experiências de viagens em geral, como roteiro do dia, reservas, coisas para fazer, onde comer e beber, entre outros, atraem os usuários.

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