Renato Machado   |   30/09/2016 19:12

Realidade virtual no Turismo vence Hackaton Viagens

A edição 2016 da Abav Braztoa Expo investiu como nunca em tecnologia. Além de uma arena focada especificamente no tema, a feira promoveu pela primeira vez uma competição com desenvolvedores voltada para projetos relacionados ao Turismo. A maratona de trabalhos, ap

Jhonatan Soares
VRiagem foi a equipe vencedora da competição de tecnologia da Abav Braztoa Expo
VRiagem foi a equipe vencedora da competição de tecnologia da Abav Braztoa Expo

A edição 2016 da Abav Braztoa Expo investiu como nunca em tecnologia. Além de uma arena focada especificamente no tema, a feira promoveu pela primeira vez uma competição com desenvolvedores voltada para projetos relacionados ao Turismo. A maratona de trabalhos, apelidada de Hackaton Viagens, premiou com uma viagem à Flórida o grupo VRiagem, que criou uma plataforma de realidade virtual.

Foram mais de 33 horas desenvolvendo códigos e discutindo ideias até chegar em um produto com potencial de mercado no Turismo. Ao longo dos três dias de trabalhos, as sete equipes tiveram o suporte de cerca de 40 mentores das mais diversas áreas, como Marketing, Tecnologia e Turismo.

Ao todo, o evento contou com 128 inscritos. Apesar de 50 competidores terem dado às caras na competição, 38 deles de fato entraram na disputa ativamente – uma equipe foi desclassificada por ter fugido do tema.

Uma das regras do regulamento previa que os projetos começassem do zero. O gerente de projetos da Braztoa, André Lima, um dos organizadores da competição, comemorou alguns resultados. “Eu vi gente já fazendo negócios com os produtos nascidos aqui, isso é muito legal”, afirmou.

A cerimônia de entrega dos prêmios contou com a presença do presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, e da presidente da Braztoa, Magda Nassar. Aos participantes, Magda Nassar afirmou que “é muito legal ter a presença de vocês aqui, com um espírito renovado, trazendo novas ideias”.
Jhonatan Soares
Magda Nassar experimenta plataforma de realidade virtual vencedora do Hackaton
Magda Nassar experimenta plataforma de realidade virtual vencedora do Hackaton

O time que se saiu vitorioso, o VRiagem, desenvolveu uma plataforma para realidade virtual com o intuito de oferecer a experiência do destino ao viajante. O prêmio dos cinco integrantes da equipe foi uma viagem de cinco dias para a Flórida, com aéreo e terrestre inclusos.

O segundo lugar, o Team Recife, criou um chatbot para agentes de viagens que, por meio de um estudo de comportamento do usuário, oferece as melhores opções de viagens. O prêmio recebido pela equipe foi um final de semana no Costão do Santinho, em Santa Catarina.

Com projeto parecido, a Flytour-Gapnet garantiu a terceira colocação. O grupo criou uma plataforma para oferecer destinos e produtos ao cliente baseados em seu perfil. O prêmio foi um final de semana no Sofitel Jequitimar, no Guarujá, em São Paulo.

Tópicos relacionados