Movida

Janize Colaço   |   27/09/2016 17:00

Sebrae investe R$ 9 mi visando ao "Turismo Inteligente"

O Sebrae, em comemoração ao dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27), lançou o projeto “Turismo Inteligente”, visando ampliar os empreendimentos turísticos brasileiros e de destinos nacionais na internet, em uma nova abordagem da&

Dreamstime
O Sebrae, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, nesta terça-feira (27), lançou o projeto “Turismo Inteligente”, com intuito de ampliar os empreendimentos turísticos brasileiros e de destinos nacionais na internet e plataformas on-line, em uma nova abordagem da entidade no atendimento a empresas brasileiras de Turismo.

De acordo com a instituição, mais da metade dos brasileiros buscam on-line inspirações e informações para viajar dentro e fora do País. Por conta disso, a partir do ano que vem, o Sebrae investirá cerca de R$ 9 milhões em mais de 40 projetos em 17 Estados brasileiros.

Os pequenos empreendimentos que fizerem parte do projeto serão imersos em soluções tecnológicas. Além disso, haverá o incentivo a criação de plataformas ou aplicativos que detalhem a experiência turística. Promover encontros ou rodadas de negócios dos empreendimentos turísticos com empresas de TI e startups também faz parte da pauta.

"O perfil do atual turista mudou. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos turistas” afirmou a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

A diretora ainda destacou que a internet é uma importante aliada na prospecção de turistas. "É por ela que os desejos de viagem começam a ser despertados. Os pequenos negócios precisam estar atentos a essa nova dinâmica do mercado turístico", acrescentou Heloisa.

A estimativa do Sebrae é de que a cadeia de valor do turismo seja composta por mais de 338 mil pequenos negócios e seja responsável pela geração de quase 567 mil empregos diretos. O objetivo do projeto é dar ferramentas para que os pequenos negócios – que respondem por 99% dos empreendimentos do setor de turismo – acompanhem a nova dinâmica do mercado turístico e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento dos destinos turísticos nos quais estão inseridos.

44ª ABAV
A partir de quarta-feira (28), o Sebrae estará presente na 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que acontece até o dia 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A entidade irá participar de quatro painéis na Vila do Saber, espaço dedicado a debates do setor.

Confira a programação completa da instituição na expo:

  • 28/09 - 16h às 17h30 (Mesa-Redonda): A economia criativa que se agrega ao Turismo. Com Ana Clévia Guerreiro, Richard Alves, Luiz Alberto Machado;
  • 28/09 - 18h30 às 19h30 (Competitividade e normas técnicas): Terminologia e organizador de Eeventos. Com Alexandre Eliasquevitch Garrido, Marisa Canton, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, Adriana Corrêa Homem de Carvalho;
  • 29/09 - 17h30 às 18h20 – Sebrae Tour: roteiros que fazem a diferença: Com Allan Alberto Santos de Oliveira, Nayara Bernardes, Denise de Paula Nocolini, Isabella Carvalho Fernandes, Flávia Nadler Fonseca Marinho;
  • 30/09 - 15h as 16h30 – Mulheres Empreendedoras: perfil e quebra de paradigmas. Com Ana Clévia, Ana Fontes, Magda Nassar.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias