Brunna Castro   |   14/11/2016 16:55

Quer criar um produto amado por todos? Dropbox ensina

Criar um produto que conquiste os mais variados consumidores é uma tarefa difícil. Algumas empresas, no entanto, parecem ter conseguido a proeza – e podem servir como um exemplo muito útil para as companhias que buscam se diferenciar e se consolidar no mercado.

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Criar um produto que conquiste os mais variados consumidores é uma tarefa difícil. Algumas empresas, no entanto, parecem ter conseguido a proeza – e podem servir como um exemplo muito útil para as companhias que buscam se diferenciar e se consolidar no mercado. O Dropbox, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, é um caso que pode render boas ideias aos empreendedores.

O serviço começou, em 2007, como uma pasta que possibilitava o acesso a documentos de qualquer local ou dispositivo. A companhia, que passou por uma reavaliação de valor, definiu que sua missão não estava nos arquivos, mas sim em simplificar a forma como as pessoas compartilham tarefas. Atualmente, mais de cinco milhões de pessoas usam o Dropbox, sendo 75% delas fora dos Estados Unidos, país de origem do serviço.

O gerente de Produtos do Dropbox, Marcio Von Muhlen, listou três regras de ouro para que o produto ou serviço de alguma empresa alcance um grande sucesso. A fala do executivo, que aconteceu durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro em São Paulo, foi divulgada em uma reportagem do portal Exame.com. Confira a seguir as dicas do gerente do Dropbox.

PENSE MAIS NO QUE O CONSUMIDOR QUER

“A tecnologia é ótima e desenvolver um produto demanda muito trabalho. Porém, começar por ela pode fazer com que você crie um produto sem conexão com seus consumidores”, explica Muhlen.

O primeiro passo é ouvir esses usuários. “Todos do time de desenvolvimento de produtos, incluindo eu, passamos milhares de horas todos os anos em contato presencial com nossos consumidores. Com isso, você consegue vários insights e aprende como seu produto se encaixa na vida deles”, afirma ele.

FAÇA UM PRODUTO QUE NÃO PRECISE DE MANUAL

O segundo passo é a simplicidade. Seja capaz de encaixar seu produto de forma clara na vida dos consumidores. “Para isso, elimine etapas de decisão encontradas no seu produto. Os consumidores não gostam de fazer muitas escolhas”, analisa o gerente. “Você pode pensar que essa remoção faz seu produto ser menos poderoso. Mas o que faz sua ideia ser usada por muitas pessoas, na minha opinião, é que os usuários não precisem de um manual para saber para que seu produto serve.”

ELABORE UMA IDEIA TÃO BOA – IMPOSSÍVEL DE IGNORAR
Seu produto ou serviço é somente bom ou realmente é algo necessário para a vida do seu cliente? “Muitas ideias de negócio são boas, mas podem ser ignoradas. No Dropbox, queremos criar analgésicos – produtos que os consumidores não só usem, mas que compartilhem com seus amigos e sugiram mudanças a todo momento, porque é algo importante para eles”, explica Muhlen.

“Tenha como meta solucionar os maiores problemas dos clientes, fazendo com que eles aumentem vendas, ocupem tempo ocioso ou pareçam bons aos olhos de seus chefes, colegas ou funcionários. Assim, você fará com que seus usuários fiquem deslumbrados e divulguem sua ideia aos colegas, criando um círculo vicioso de uso e divulgação para seu negócio.”


*Fonte: Exame

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