Leonardo Ramos   |   13/04/2017 13:36

App Securis promete alertar turistas sobre zonas de risco

Desenvolvido em Portugal, o aplicativo promete avisar o turista, em qualquer lugar do mundo, quando ele entra em alguma região considerada insegura ou de risco, fazendo o celular vibrar; veja detalhes

Sabe quando você viaja para lugares que nunca foi, seja em países longínquos e desconhecidos, ou até mesmo em cidades vizinhas, e não tem certeza de onde é seguro dar uma volta? Já imaginou como seria útil algum serviço que te informasse, a todo momento, se o lugar que você se encontra é perigoso ou não recomendável para passear?

Pois é isso que o aplicativo nomeado Securis, criado em Portugal, se propõe a fazer: a ideia dos seus criadores é que o app sirva para alertar o turista quando ele se encontra em uma região não aconselhável por falta
Pixabay/Domínio Público
de segurança, em qualquer lugar do mundo, através do GPS do seu smartphone. Assim, quando você entra em uma área considerada de risco, o celular vibra para te alertar.

A nova plataforma disponibiliza ainda um mapa dividido em zonas, identificadas como de maior ou menor segurança para circular, e servindo como um guia virtual para o viajante que não conhece o destino em que se encontra.

E o Securis tenta ir além, com a promessa de disponibilizar seu próprio botão do pânico: quando o turista se encontra em situação de perigo, e ligar para polícia é impossível ou muito demorado, você pressiona a opção de pânico no aplicativo, que alerta as forças de segurança sobre sua situação de risco. Como o app identifica sua posição por GPS, a polícia automaticamente receberia sua coordenada, e saberia onde ir para te resgatar.

Por fim, o aplicativo promete dar recomendações para os estrangeiros de como relacionar com os nativos do país visitado.

Idealizado por Pedro Costa, Tiago Simões e Luís Zenha-Rela, o aplicativo, disponível no sistema Android, ganhou o prêmio de iniciativa mais inovadora e eficaz do ponto de vista turístico em Portugal, concedido anualmente pelo Turismo Centro, órgão do país.

Tópicos relacionados