Victor Fernandes   |   11/10/2017 09:14

Como "tecnologias vestíveis" mudarão o ato de viajar

Os wearables, ou tecnologias vestíveis, são dispositivos que possam ser usados como roupa ou acessório e tem capacidade de processamento de dados. O mercado desse tipo de produto vem crescendo rapidamente, e claro, esses aparelhos refletirão no modo de viajar també

Os wearables, ou tecnologias vestíveis, são dispositivos que possam ser usados como roupa ou acessório e tem capacidade de processamento de dados. O mercado desse tipo de produto vem crescendo rapidamente e, de acordo com a Cisco Systems, em 2021 será três vezes maior do que hoje. E, claro, esses aparelhos refletirão no modo de viajar também.
Reprodução/Youtube

Dispositivos de saúde, por exemplo, permitirão às pessoas serem cada vez mais responsáveis por sua saúde e evitarem possíveis imprevistos durante viagens. O Quardio Core (foto) é um deles. O dispositivo é um monitor de eletrocardiograma portátil que informa aos usuários sobre mudanças nos impulsos elétricos do coração.

Outros exemplos são o Bloomlife e o Empatica. O primeiro é destinado a mulheres grávidas e permite a visualização gráfica de suas contrações, evitando falsos alarmes e surpresas. Já o segundo pode alertar os usuários epilépticos de uma próxima convulsão.

Também relacionados ao bem-estar, há os dispositivos dedicados a pessoas com problemas de mobilidade e deficiências motoras e sensoriais. Um deles é o colete Eyeronman, promissora ferramenta de navegação tátil com uma variedade de sensores instalados que pode permitir deficientes visuais transitarem por espaços desconhecidos com mais facilidade.

Tecnologias que evitarão quedas e protegerão pessoas de perder o equilíbrio também estão sendo desenvolvidas. No entanto, a invenção mais animadora talvez seja o exoesqueleto desenvolvido pela Hyundai. Com ele, usuários que são incapazes de caminhar terão a liberdade de ir a qualquer lugar que possa ser acessado a pé.



A comunicação será outro fator contemplado por esses dispositivos. Já existem fones de ouvido que realizam tradução simultânea, inclusive do Google, e permite pessoas que falam diferentes idiomas conversarem.

Atualmente, tanto turistas quanto funcionários do Turismo têm acesso limitados aos wearables. A maioria é feita para ser usada no pulso, ou então carregar em bolsas e mochilas. No entanto, as empresas estão trabalhando com essa limitação e, em breve, deveremos ter tecnologia tecida em nossas roupas, sapatos e malas.

Aplicadas ao ato de viajar, as tecnologias vestíveis existentes e as em desenvolvimento servirão para possibilitar que cada vez mais pessoas tenham a oportunidade conhecer novos lugares. A projeção é de que turistas não tenham mais como obstáculos problemas de saúde, mobilidade, comunicação e outros.


*Fonte: Tnooz

conteúdo original: http://bit.ly/2yE0shk

Tópicos relacionados