Rodrigo Figueiredo   |   05/10/2010 16:10

Google apresenta dados do turismo na internet

O diretor de Novos Negócios do Google, Tiago Luz, apresentou hoje (dia 5), durante almoço do Skal-SP no Terraço Itália, em São Paulo, uma pesquisa que mostra dados do mercado de turismo na internet.

O diretor de Novos Negócios do Google, Tiago Luz, apresentou hoje, durante almoço do Skal-SP no Terraço Itália, em São Paulo, uma pesquisa que mostra dados do mercado de turismo na internet. "A internet não é uma ameaça, mas sim parceira dos agentes de viagens", declarou o representante do Google no Brasil. Segundo ele, o viajante brasileiro utiliza cada vez mais a internet como processo decisório para definir as suas viagens, mas boa parte destes ainda prefere utilizar uma agência para fechar a sua viagem.

Segundo Luz, 91% dos internautas brasileiros pesquisam viagens pela web, e o Google é um dos que oferecerem as melhores ferramentas, como o seu sistema de busca, o Google Maps ou o novíssimo (para o Brasil) Google Street View, em que se pode viaualizar as ruas de três capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "Hoje, o turista pode definir o dia da viagem, o local de hospedagem, os passeios da viagem, tudo pela internet, e depois procurar uma agência para finalizar o processo de compra", relatou Luz. "É importante que as empresas de turismo estejam conectadas com os canais de divulgação da internet para que ganhem visibilidade junto aos seus clientes", avaliou.

Ainda segundo ele, 34% dos internautas realizam compras online no setor de turismo e 51% dos visitantes de sites de hotéis, utilizam o Google para fazer a sua pesquisa.

Para afirmar a importância da internet para o setor de turismo, o diretor superintendente do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, presente ao encontro, comentou sobre o novo portal do SPCVB, que a partir de novembro estará no ar com acesso a dicas de roteiros e descontos eletrônicos. "Vamos lançar durante a Feira da Abav, no final do mês, e a partir de novembro já entraremos no ar com estas novidades", disse.

No almoço, que reuniu pouco mais de 20 associados do Skal-SP, o presidente da associação, Walter Teixeira, também comentou a importância da internet para o futuro do turismo, apontando inclusive que o próprio Skal paulista está revitalizando o seu site, que até novembro estará no ar com novas ferramentas. "Estamos conectados, temos que ver a internet como nossa parceira", finalizou.

Tópicos relacionados