Rafael Faustino   |   13/06/2016 14:43

Grupo que faria trem Vegas-Los Angeles rompe parceria

O trem em alta velocidade ligando Las Vegas à baixa Califórnia, anunciado no ano passado pela empresa Xpress West, não sairá tão cedo.

O trem em alta velocidade ligando Las Vegas à baixa Califórnia, anunciado no ano passado pela empresa Xpress West, não sairá tão cedo. A companhia anunciou na última semana que rompeu o acordo com a China Railway International, grupo chinês que construiria o meio de transporte, devido a exigências governamentais que eles não poderiam cumprir.

O principal empecilho é a exigência do governo norte-americano de que o trem seja fabricado nos Estados Unidos. A intenção do consórcio chinês era produzi-lo em seu país de origem, com custos reduzidos. “Como todos sabem, não há trens de alta velocidade produzidos nos Estados Unidos”, afirmou o CEO da Xpress West, Tony Martell.

O grupo de apoiadores do projeto já conseguiu autorização para um empréstimo de US$ 5,5 bilhões para desenvolvê-lo, e autorização dos órgãos econômicos regulatórios, mas esbarrou em dificuldades políticas e nessa exigência protecionista dos Estados Unidos.

O TRAJETO
O projeto de trem de alta velocidade prevê que o veículo ligue Las Vegas ao Sul da Califórnia, nas proximidades de Los Angeles. Por enquanto, há autorização para chegar a Victorville, 160 quilômetros a nordeste da cidade, e são necessárias novas permissões para chegar à região mais populosa.

Um dos caminhos estudados é chegar a Palmdale, mais próxima de Los Angeles, e onde há um projeto para construir uma estação de trem de alta velocidade. Há, entretanto, quem questione se haveria demanda de público suficiente, neste trajeto, para compensar o alto custo do projeto, que é estimado em US$ 7 bilhões.

Tópicos relacionados