Fernanda Cordeiro   |   06/07/2016 16:56

Trem transforma viagem de quatro horas em 30 minutos

Novo super trem pode atingir velocidades de até 1,500 mil quilômetros por hora

YouTube/Hyperloop One
Por mais que isso pareça impossível, há um projeto que deseja transformar uma viagem de avião de três horas e meia (entre todos os trâmites, da chegada ao aeroporto aos procedimentos de segurança) em um deslocamento de 30 minutos de trem. É o Hyperloop, uma espécie de transporte parecido com um trem de alta velocidade e que, segundo seus criadores, é capaz de fazer o trecho Estocolmo (Suécia)-Helsinki (Finlândia) em apenas 28 minutos.

Esse novo meio de transporte foi criado pelo CEO e fundador da Tesla, Elon Musk. A Hyperloop One é uma das empresas que tentam levar o projeto para a vida real e foi a responsável por esse estudo que calcula o tempo em que o trem faria essa viagem.

Atualmente, a maneira mais rápida de fazer o trajeto entre essas duas cidades é de avião, e a viagem dura em média três horas e meia. Outra opção é pela água, no entanto esse trajeto demora uma noite toda para ser feito.

Divulgação/Hyperloop One
Para que a viagem com o Hyperloop seja feita em 28 minutos, seria necessário a construção de uma espécie de estrada própria para esse trem (foto). O caminho por onde o trem passaria seria uma linha acima da superfície da terra e outra que usaria túneis subaquáticos.

Além do estudo do tempo, a empresa fez também uma estimativa de custo para a construção das linhas do Hyperloop. O total de investimento seria de 19 bilhões de euros (cerca de R$ 70 bilhões). O tamanho das estradas e túneis que ligariam os dois países seria de 500 quilômetros.

Apesar do alto valor de investimento, estimativas feitas pela Hyperloop One mostram que o novo meio de transporte arrecadaria até um bilhão de euros, anualmente com a venda de bilhetes. As pesquisas mostram também que cerca de 40 milhões de passageiros usaram o novo trem.

HYPERLOOP
Esse novo super trem pode atingir velocidades de até 1,5 mil quilômetros por hora. A proposta do projeto mostra que para alcançar essa rapidez, o trem que se move dentro de túneis usam uma combinação de velocidade aerodinâmica e ventiladores para diminuir a resistência do ar.

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