Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016.
Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016. A somatória dos segmentos da pesquisa apresentou o resultado financeiro de R$ 2,3 bilhões em vendas, um recuo de 12,1% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as vendas da associação chegaram a R$ 2,7 bilhões.
O principal recuo observado foi no segmento de transfers, que caiu 28,2% e registrou R$ 3,7 milhões em vendas. Serviços, hotelaria internacional e aéreo doméstico também recuaram 21%, 16,3% e 13,9%, respectivamente. Em termos de volume financeiro, o maior percentual de participação da movimentação geral de negócios do mercado de viagens corporativas ficou com o aéreo doméstico (37,4%), aéreo internacional (30,3%) e hotelaria nacional (18,5%).
“O primeiro trimestre foi impactado com o pessimismo econômico, iniciado no segundo semestre do ano passado, e que ganhou força nos primeiros meses de 2016. Nossa expectativa é que o segundo trimestre apresente resultados melhores”, disse o novo presidente da entidade. Segundo ele, a projeção se dá com base nas redefinições políticas em curso, que já melhoraram o otimismo dos empresariados e investidores.
Segmento
Vendas 1T16
Variação (%)
Aéreo Doméstico
R$ 892.549.078
-13,9%
Aéreo Inter
R$ 722.664.738
-11,1%
Hotelaria nac
R$ 442.135.227
-8,6%
Hotelaria Inter
R$ 95.657.338
-16,3%
Locação
R$ 49.137.892
-2,3%
Transfers
R$ 3.752.248
-28,2%
Eventos
R$ 106.958.814
-8,4%
Serviços
R$ 73.515.935
-21,1%
Total
R$ 2.386.371.269
-12,1%
As vendas detalhadas por fornecedores serão apresentadas pela entidade nos próximos dias.
POSSE DA NOVA DIRETORIA Junto com a divulgação dos resultados, a Abracorp também definiu também o Conselho de Administração para o próximo biênio. Além de Rubens, escolhido para comandar a entidade, permanecem Carlos Prado (Tour House) como vice-presidente, e Luis Vabo (Solid), como conselheiro. Com eles, quatro novos nomes foram escolhidos, são eles: Affonso Nina (CWT), Brunno Bernardes (Hostway), Duda Vasconcellos (Kontik), e Sérgio Linares (BK21).
"Ainda não nos reunimos, acabamos de ser eleitos. O que posso adiantar é que vamos refazer nosso planejamento estratégico e trabalhar nos ajustes do mercado. Nossa intenção é proteger o agente de viagens corporativos de um cenário onde os nossos fornecedores também são nossos concorrentes", disse Rubens. "Um dos nossos pilares será a educação executiva. Vamos trabalhar para aperfeiçoar os conhecimentos dos nossos associados e prepará-los para um novo momento da economia", completou Prado.