Maria Izabel Reigada   |   02/09/2014 10:14

Gastos com business travel aumentam 8,6% em 2015

Os gestores de viagens latino-americanos precisarão, em 2015, negociar melhor seus acordos com fornecedores e, ao mesmo tempo, esticar os orçamentos para as viagens corporativas.

Os gestores de viagens latino-americanos precisarão, em 2015, negociar melhor seus acordos com fornecedores e, ao mesmo tempo, esticar os orçamentos para as viagens corporativas. A região será a responsável pelos maiores aumentos de tarifas em viagens no próximo ano – nas passagens aéreas, diárias hoteleiras e locação de veículos. Isso é o que aponta o Global Travel Price Outlook 2015, estudo conduzido pela Global Business Travel Association (GBTA) em parceria com a Carlson Wagonlit Travel.

Para este ano, a expectativa é de que os gastos com viagens corporativas cresçam 6,9% em todo o mundo. No próximo ano, os gastos seguem expansão, aumentando 8,6%, sempre na comparação com o ano anterior. O Brasil terá, em 2014, a terceira maior taxa de crescimento entre os 15 maiores mercados de business travel do mundo, ao aumentar em 12,5% os gastos em viagens corporativas, atrás apenas da China e da Rússia. Para 2015, no entanto, a expansão de gastos nesse segmento no Brasil cresce, mas menos que a média mundial, ao aumentar 5,9%. China, Rússia, Alemanha e Índia terão os maiores crescimentos em gastos de viagens corporativas em 2015.

Na aviação, a América Latina terá o maior aumento de tarifas aéreas no próximo ano: 3,5%. Quem puxa esse aumento é a Venezuela, com incremento de tarifas aéreas em 7%, seguida pela Argentina, com 6%, e pela Colômbia, com 4%. O Brasil terá aumentos de 3,5%, enquanto a média mundial de aumento de tarifas aéreas será de 2,2%. “O aumento das tarifas aéreas no Brasil crescerá diante da manutenção da capacidade frente ao crescimento da demanda. Os maiores crescimentos, na Argentina e Venezuela, aparecem por conta da crescente inflação nesses mercados”, diz o relatório.

Leia a íntegra da matéria sobre a pesquisa da GBTA/CWT no PANROTAS Corporativo, do Jornal PANROTAS desta semana, clicando aqui.

Tópicos relacionados