Movida

Leonardo Ramos   |   03/01/2018 14:53

Pontualidade: Guarulhos cai 9 posições; BH lidera no Brasil

Aeroporto de Guarulhos figurava na 2ª colocação até 2016; Confins, em Belo Horizonte, é o mais pontual do Brasil

Portal da Copa/ Divulgação
Aeroporto de Guarulhos figurava na 2ª colocação até 2016
Aeroporto de Guarulhos figurava na 2ª colocação até 2016
Após figurar na segunda colocação em 2016 entre os aeroportos mais pontuais do mundo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos amargou, em 2017, a 11ª posição, com apenas 79,70% dos voos sem atraso (OTP, ou on-time performance, em inglês), contra 85,28% no ano anterior. Os números foram revelados nesta semana em balanço da OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial.

O ranking listou as aéreas (veja aqui) os aeroportos mais pontuais globalmente. O limite mínimo, no quesito aeroportos, para serem incluídos na listagem é o de transporte de 2,5 milhões de passageiros. Com isso foram criadas cinco categorias: pequenos (2,5 a cinco milhões), médios (cinco a dez milhões), grandes (dez a 20 milhões) principais (20 a 30 milhões de assentos) e os mega aeroportos (mais de 30 milhões). Guarulhos se encaixa na categoria principal, que no top 3 contou com os aeroportos de Minneapolis (EUA), Doha (Catar) e Moscou (Rússia).

CONFINS É O MAIS PONTUAL
Aeroportos brasileiros de outras capitais, por outro lado, se destacaram no balanço nos demais rankings. Na categoria de porte grande (dez a 20 milhões) figuram na quarta e quinta colocações os aeroportos de Brasília e do Rio de Janeiro (Galeão), com 84,58% e 84,25% dos voos decolando no horário marcado, respectivamente. Na mesma lista aparece o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na oitava colocação, com
Divulgação/ Governo de Minas Gerais
Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, é o mais pontual do País
Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, é o mais pontual do País
82,32% de pontualidade.

O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte apareceu na quarta colocação da categoria médios (cinco a dez milhões), com 84,96% dos voos acontecendo no horário marcado - é, inclusive, o aeroporto mais pontual entre os brasileiros da lista. Na mesma categoria aparecem os aeroportos de Santos Dumont (RJ), em sexto lugar com 84,33% dos voos na hora certa; e Viracopos (Campinas), em 12º com a porcentagem de 83,14%.

Na categoria pequenos (2,5 a cinco milhões) aparecem Curitiba, Recife e Porto Alegre entre os 20 mais pontuais, embora nenhum entre no top 10; entre os mega aeroportos (mais de 30 milhões) não há representantes brasileiros.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias